cdl negocios

Energisa abre chamada pública para projetos de eficiência energética

Cliente que tem interesse em participar deve mostrar no seu projeto a troca dos eletrodomésticos e lâmpadas que estão em uso dará bons resultados

DA REDAÇÃO 30 de Nov de 2017 - 14h05, atualizado às 17h35
Compartilhe
Está aberta a chamada pública para inscrição de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, que serão destinados mais de R$ 3 milhões para projetos com foco na redução do consumo de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. As propostas podem ser entregues até o dia 12 de janeiro de 2018. Podem participar clientes que tenham projetos voltados para iluminação pública, poder público e comércio e serviços. Ao todo, em 2017, o Programa de Eficiência Energética está investindo mais de R$ 5 milhões.

O cliente que tem interesse em participar da chamada pública deve mostrar no seu projeto a troca dos eletrodomésticos e lâmpadas que estão em uso dará bons resultados. Se a proposta for selecionada, a Energisa entrará com o investimento. O que for retirado do local do projeto será encaminhado para descarte. Também é realizada uma ação de conscientização com quem trabalha ou mora no local e um estudo posterior para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O edital da chamada pública está disponível no site https://energisatocantins.gestaocpp.com.br onde o interessado deve se cadastrar para ter acesso aos documentos necessários para participar do processo, além de informações de apoio para elaboração do projeto. Após a elaboração e entrega do projeto, o cliente deve aguardar a divulgação das propostas aprovadas, que acontecerá no dia 30 de janeiro de 2018.

Ciclo 2017
Na chamada pública de projetos 001-2017 foram aprovados dois projeto, dentre eles a proposta do Hospital e Maternidade Dom Orione (HDO), de Araguaína. No hospital, o recurso está sendo aplicado ao longo de oito meses para troca de 2.100 lâmpadas por unidades de LED, 24 condicionadores de ar mais econômicos e a substituição de três usinas de oxigênio. A ação representa um aumento de 50% na produção de oxigênio e redução de quase 30% no consumo de energia. No total, as substituições e os novos equipamentos devem gerar uma economia média de até 40% no consumo de energia elétrica dos equipamentos substituídos dentro da unidade hospitalar.

A Associação Educacional Luterana do Brasil (Ceulp/Ulbra) em Palmas também teve seu projeto aprovado pelo Programa de Eficiência Energética. Com o recurso, a universidade fará a troca das cerca de 4.500 lâmpadas existentes por LED e a automação dos 11 bebedouros para desligamento no período noturno. Além disso, será implantada uma micro central de geração fotovoltaica, com potência instalada de 60,45 kWp. Com estas ações, a instituição de ensino reduzirá significativamente o consumo de energia elétrica, além de dar exemplo de uso eficiente da energia e sustentabilidade para alunos, professores, empresas da região e para comunidade na capital do Estado.

Programa
O Programa de Eficiência Energética da Aneel disponibiliza um percentual da receita líquida operacional das concessionárias de energia para projetos que buscam promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. A ideia é incentivar o surgimento novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica. (Com informações da asssessoria de imprensa)

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital