cdl negocios

O Oráculo

Artigo 06 de Dec de 2017 - 07h54, atualizado às 08h46
Compartilhe
TADEU ZERBINI
É economista, especialista em Gestão Pública, professor e consultor
[email protected]
Estimados leitores e leitoras! Como vocês estão? Já começaram a receber mensagens de Natal pelas redes sociais. Sentem saudades daquele tempo em que recebiam um belo cartão de Natal, um abraço dos amigos e um telefonema dos parentes distantes? Pois é, as relações interpessoais agora são virtuais, frias e sem emoções. Não dá mais para olhar nos olhos dos nossos interlocutores para observamos e retribuirmos os sentimentos que são expostos naturalmente. A tecnologia aliada à falta de tempo, comum neste mundo moderno, não permitem mais a convivência pessoal dos seres humanos. Mais tecnologias, menos tempo. Antes não havia tanta tecnologia e
dispúnhamos de muito mais tempo para a família e os amigos.

Neste artigo, vamos fazer algumas perguntas ao “Oráculo do Jalapão”, para vislumbrarmos o que o ano de 2018 nos reserva. Primeiro, vamos relembrar o que significa um oráculo.

Oráculo é o substantivo masculino que significa uma previsão do futuro, ou a pessoa ou entidade que faz essa previsão. Também pode indicar a vontade ou palavra de Deus ou de alguma divindade. A atividade de um oráculo está relacionada com a adivinhação do futuro, com a revelação de coisas ocultas.

Na Grécia Antiga e em Roma, o oráculo era o veredito ou resposta à pergunta que era feita a algum Deus ou divindade. A palavra oráculo também poderia se referir à própria divindade ou ao local onde a previsão era feita. Os oráculos mais conhecidos foram o oráculo de Delfos (importante cidade grega, dedicada ao Deus Apolo), os oráculos de Zeus (em Olímpia e Dodona) e o oráculo de Ámon, localizado no deserto da Líbia.

Então, vamos fazer nossas consultas:

Tadeu Zerbini – A taxa de juros SELIC vai continuar a cair?

Oráculo do Jalapão – Ela já é uma das menores da história. Vai cair mais um pouquinho.

Tadeu Zerbini - O PIB brasileiro vai subir em 2018?

Oráculo do Jalapão – Com certeza. Deve chegar a, aproximadamente, 2,5 % de crescimento

Tadeu Zerbini – E o desemprego, vai diminuir ou aumentar?

Oráculo do Jalapão – Com a queda da taxa SELIC e com o crescimento do PIB, serão gerados milhões de empregos.

Tadeu Zerbini – A inflação vai subir no ano de 2018?

Oráculo do Jalapão – Deve ser um pouco maior que a de 2017, porque o consumo vai aumentar em razão da queda de juros e do desemprego. Deve ficar entre 4% a 4,5%.

Tadeu Zerbini – O Fundo de Participação dos Estados – FPE, vai aumentar?

Oráculo do Jalapão – Vai sim. Vai deixar de cair, como vinha acontecendo nos últimos anos. Com o crescimento do PIB, o repasse de FPE deve aumentar
algo em torno de 5,03%.

Tadeu Zerbini – E o Fundo de Participação dos Municípios - FPM?

Oráculo do Jalapão – As bases de calculo do FPE e do FPM são iguais. É com base no Imposto de Renda - IR e no Imposto sobre Produtos Industrializados –
IPI, que os valores dessas transferências são encontrados. Portanto, deve crescer 5,03%.

Tadeu Zerbini – Então teremos um ano de 2018 melhor do que 2017, na área da economia?

Oráculo do Jalapão – O universo garante que sim.

Tadeu Zerbini – Podemos falar um pouco de política?

Oráculo do Jalapão – Depende do que você quer saber?

Tadeu Zerbini – Quem vai ganhar a eleição para governador do Estado do Tocantins, em 2018?

Oráculo do Jalapão – Esta pergunta eu não posso responder. Porque não é uma questão somente estadual. Quem dá a última palavra sobre os candidatos
são os donos dos Partidos políticos nacionais. Eles articulam, permutam e controlam os Partidos estaduais. Vai dizer que você não sabia disto? Você deve consultar o Oráculo lá de Brasília, no Congresso Nacional.

Tadeu Zerbini – Qual Oráculo?

Oráculo do Jalapão – O Oráculo dos Vales Negros da Incompreensão e das Veredas Sombrias.

Tadeu Zerbini – Mudando de assunto, porque sobre política acho que não receberei as respostas que espero, qual o Site de notícias mais visitado, lido e confiável do Estado do Tocantins?

Oráculo do Jalapão – Isto todo tocantinense sabe. Não precisava nem me consultar. É o site CLEBER TOLEDO, claro. (Chefe! Juro que não é pedido de aumento de salário) Rsrs.

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital