Tonolucro

Cuidados ao tomar suplementos para aumento da massa muscular

THAIS RAMALHO, DA REDAÇÃO 30 de May de 2012 - 10h03, atualizado às 10h16
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Foto: Divulgação
Nathália Bertuol
É nutricionista funcional
nathaliabertuol@hotmail.com
Hoje em dia, os objetivos principais da galera da academia, são aumento de massa muscular ou acelerar a queima calórica, para perda de peso. E com isso, tomam suplementos, para a realização dessas metas. Cada organismo vai reagir de uma forma diferente a ação desses complementos da alimentação, que vem dos próprios alimentos ou de plantas, onde são feitos em formas de pó, cápsulas ou comprimidos.

Porém, só tomar os suplementos, e não mudar os hábitos alimentares ou mesmo não seguir um treino adequado, poderá não trazer os resultados ideais. Existem no mercado vários tipos de produtos para esses fins, e que deverão ser tomados com o maior cuidado possível. Os profissionais habilitados para a indicação do uso desses produtos são nutricionistas e/ou médicos. Portanto não devendo ser indicados por outros profissionais, ou até mesmo colegas da academia.

Dentre os suplementos mais procurados, estão as proteínas. Podem vir de leites e derivados, carnes e a soja. A mais utilizada é a Whey Protein, que é uma proteína do soro do leite. E dependendo da sua divisão de partículas, pode ser concentrada, isolada ou hidrolisada, sendo esta última a que tem maior porcentagem de absorção, sendo, portanto na maioria das vezes a mais cara. É indicada para o ganho de massa muscular, evitando assim o catabolismo (perda muscular). Se for utilizada em quantidades acima do recomendado, o seu uso prolongado pode sobrecarregar rins e fígado, podendo também engordar (seu excesso pode virar gordura).

Já os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada – valina, leucina e isoleucina), são potentes recuperadores musculares pós-esforço e têm indicação para indivíduos que realizam treinamentos de força (musculação) ou pessoas que realizam esportes de longa duração. Têm a função de retardar a fadiga, reduzindo as dores e a queda da função imunológica. A leucina é importante para estimular a síntese protéica durante o período de recuperação muscular pós-exercício. Muitos suplementos já vêm juntamente os BCAA, como várias marcas de Whey Protein, sendo então desnecessário seu uso, se já consome esse tipo de proteína. A creatina é também composta por aminoácidos (arginina, glicina e metionina), servindo como fonte de disponibilidade imediata de ATP no músculo esquelético, melhorando o rendimento físico, aumentando a força e resistência musculares, melhorando o desempenho e aumentando ganho de peso. Se consumida em excesso pode prejudicar os rins e causar desarranjo intestinal.

Todas as proteínas, se forem utilizadas com carboidratos, serão otimizadas, pois estes aumentam a ação das proteínas. Um exemplo é a dextrose, indicada principalmente para praticantes de atividade física com duração maior que uma hora ou intensa. Esses suplementos servem para reposição de estoques energéticos, evitando a fadiga muscular, melhorando assim a performance.

Suplemento a base de fibras, são importantes para quem deseja perda de peso, pois estas diminuem absorção de gorduras e glicose, eliminando-as em maiores quantidades nas fezes, além de promover maior saciedade. Já os suplementos a base de cafeína, dão mais ânimo ao treino, aumentando a disposição e atenção e também auxiliam na perda de peso, pois aumentam a frequência cardíaca e a temperatura corpórea, associando-se à termogênese (queima de gordura). Deve-se ter cuidado com os horários de administração, pois pode provocar insônia; alterações na pressão também podem acontecer.

Existem também os percussores de óxido nítrico (NO). Essa substância circula nos vasos sanguíneos aumentando a capacidade que o organismo tem de levar sangue aos músculos em atividade. Mais sangue significa mais oxigênio e nutrientes que são "bombeados" para dentro dos músculos, melhorando assim o resultado e reduzindo a fadiga pós-treino. Participa também no sistema imunológico. NO possui em sua fórmula ingredientes ativos que otimizam os resultados de crescimento e volumização muscular.

Além desses, existem vários outros suplementos com diversos fins. Todos devem ser tomados com muito cuidado, pois podem ter efeitos colaterais se administrados de maneira inadequada. A alimentação é super importante para maior absorção desses suplementos. Juntamente com a ingestão de água e a prática de atividade física. Procure um profissional habilitado para ajudar na realização dos seus objetivos. Sua meta será alcançada com mais facilidade.

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