Tonolucro

Atividade física e boa alimentação andam juntas na busca por melhor qualidade de vida

Deve-se evitar comer embutidos, frituras e alimentos com alto teor de sódio

PATRÍCIA SATURNO, DA REDAÇÃO 21 de Mar de 2013 - 09h38, atualizado às 13h56
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Da Redação

Aividade física conquista novos adeptos, seja para um estilo de vida mais saudável, seja para perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Mas o nutricionista esportivo Fábio El Afiouni Lopes defende que qualquer exercício físico, deve ser acompanhado de uma boa alimentação.

Foto:Arquivo pessoal
Fábio El " Atividade física e uma boa dieta trazem bons resultados". 
“ A atividade física e bons hábitos alimentares são de extrema importância para manter e melhorar a qualidade de vida, bem como auxilia no tratamento da diabetes, hipertensão e cardiopatias. Além de controlar a glicemia, perda de gordura corporal e peso, pressão arterial. Porém, é essencial que a atividade seja algo frequente na vida da pessoa e a alimentação saudável um hábito,” reforça.

O ideal, segundo o nutricionista é que cada pessoa tenha uma alimentação com base em seu objetivo. “Alguns querem emagrecer, outros ganhar massa, outros ainda, participam de competições. Além disso, cada pessoa tem um metabolismo específico, uma rotina alimentar e diária própria. Portanto, é necessário um cardápio específico e renovado periodicamente para o alcance da meta”, reforça.

Fabio El Afiouni explica que antes de iniciar o treino, é sempre bom comer uma fruta, banana com mel, maçã sem casca ou porção de fruta com mel e aveia ou cereal. Já no fim da atividade física, também é necessário o consumo de carboidratos para repor o que foi perdido: sanduíches com pão integral, saladas acompanhadas de batata e peito de frango ou peru.

O especialista recomenda que a pessoa faça de cinco a seis refeições diárias, comendo alimentos leves entre elas. Além disso, é bom evitar comer embutidos, frituras e alimentos com alto teor de sódio.

Durante a malhação se perde bastante água através do suor. “Após a prática da atividade física aconselhamos a ingestão de líquidos para repor as perdas hídricas. Sugerimos, água de coco e sucos de frutas. Em atividades físicas intensas em que há muita perda de eletrólitos através do suor com risco de desidratação, é necessário o uso de isotônicos. Fora esses casos a hidratação deve ser feita apenas com água”, ressalta.

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