Tonolucro

Primeira etapa do Parque dos Povos Indígenas será inaugurada nesta quarta-feira

Local é um legado ao primeiro evento de etnias que aconteceu em Palmas em 2015

DA REDAÇÃO 09 de Aug de 2017 - 08h39, atualizado às 09h58
Compartilhe
Foto: Aline Batista/Secom Palmas
Primeira etapa do PPI será inaugurada nesta quarta-feira quando é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas 

No Dia Internacional dos Povos Indígenas celebrado nesta quarta-feira, 9, será inaugurada a primeira etapa do Parque dos Povos Indígenas (PPI), em solenidade a partir das 18h30, com a participação do presidente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, e do coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Tradicionais Indígenas do ITC, Carlos Terena, que estarão à frente do ritual da Consagração do Parque.

O Parque dos Povos Indígenas é um legado do Primeiro Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que aconteceram em Palmas em 2015, e terá um viés totalmente voltado para a sustentabilidade. Integra o PPI a Praça da Árvore, localizada na Avenida LO-04, esquina com a NS-04, região norte da Capital.

O PPI terá seis passagens que vão desde a nascente do Córrego Sussuapara, na Praça da Arvore, até o lago de Palmas, integrando homem e natureza. Nas próximas etapas o parque será conectado com outras áreas verdes da cidade, como Água Fria, Orla, Brejo Comprido e Prata. Essa conexão vai fazer de Palmas a cidade detentora de uma das maiores florestas urbanas do Brasil.

Muitos outros equipamentos serão implantados, como biblioteca, museu, laboratórios de ciências naturais, pontos de atendimentos ao ciclista e ao idoso, coleta seletiva de lixo, videoteca ambiental, eco-bistrô, e cine-bistrô.

Infraestrutura do Parque
O parque formará um corredor ecológico para tráfego de animais e implantação de diversos equipamentos esportivos e culturais. As obras serão feitas em oito etapas e cada uma homenageará as etnias indígenas do Tocantins. O espaço contará com novo paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate 600 metros quadrados; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada, ciclovia e banheiros públicos.

Parque dos Povos Indígenas
Primeiro parque linear do Tocantins, primeiro corredor ecológico da região Norte; primeira etapa de implantação da maior floresta municipal do mundo. O parque busca referências no passado, através de uma grande homenagem aos povos originários do Brasil, destacando sua enorme contribuição na formação da nossa cultura, num parque destinado a conscientizar nossa sociedade das muitas práticas sustentáveis do presente, com o objetivo de preservar a vida humana na Terra, com qualidade, para o futuro.

O PPI estará para Palmas, como o programa Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) está para o Planeta, um espaço de mobilização e fomento de reflexão, conscientização e sensibilização popular, bem como, socializador do acesso a informações ligadas à questão ambiental e às práticas sustentáveis. Uma conexão da Prefeitura de Palmas com a população local, para o desenvolvimento de suas políticas e ações em prol da sustentabilidade ambiental e social.

Atletas renomados
Foto: Ascom
Hexacampeão mundial, Mineirinho é a grande atração aguardada

Quem for conferir a inauguração do PPI participará de uma grande festa em celebração ao esporte. Além do hexacampeão de skate vertical, Sandro Dias (Mineirinho) e do campeão mundial deslackline Pedro Rafael Marques, estarão no evento as estrelas do vôlei de praia Harley Marques, Léo Vieira e Averaldo Pereira. Um dos principais destaques é o consagrado campeão mundial indígena de arco e flecha nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas de 2015 ocorrido em Palmas, Luiz Pereira Kurikalá Karajá.

Os apaixonados pelo vôlei de praia poderão conferir de perto toda a técnica e profissionalismo dos atletas que participarão do Amistoso 4x4 entre o Quarteto do Harley e o Quarteto do Averaldo. No quarteto do brasiliense Harley, disputam Júnior, Gabriel, Silvânia, Parazinho e Hellem. Já o Quarteto do Averaldo conta com o reforço de Aldazabal, Sarah, Rogério, Nayara e Léo Vieira.

Habilidade e equilíbrio são elementos essenciais para os praticantes de slackline(esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos). E quem vai mostrar de perto toda a desenvoltura nesse esporte é o cearense Pedro Rafael Marques, que promete manobras incríveis e deve provar porque é um dos melhores do mundo na modalidade.

Foto: Ascom
A feira inédita integra o Parque dos Povos Indígenas
Feira das Cores
Começa a funcionar nesta quarta-feira, 9, a Feira das Cores de Palmas. A feira inédita será na Praça da Árvore que integra o Parque dos Povos Indígenas a partir das 16 horas. A feira, que terá 30 barracas onde só será permitida a venda de produtos prontos ou naturais, funcionará todas as quintas-feiras e sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas.

Na relação de alimentos que serão comercializados estão tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. Quanto a bebidas, serão vendidas apenas água com e sem gás, sucos naturais, cremes, chocolate quente e frio, cafés e chás. Além disso, haverá barracas para venda de animais, tipo pet shop.

“A Feira das Cores é uma alternativa interessante pela sua diversidade de produtos e que não trará competição para outras feiras da Capital pelo perfil diferenciado e horários alternativos”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Kariello Coelho.

Jogos de xadrez
Foto: Irene Alves/Secom Palmas
Escolas de Palmas promovem jogos de xadrez na inauguração do Parque dos Povos Indígenas

As escolas de Palmas decidiram levar interação por meio de atividades com jogos de xadrez, durante a inauguração do Parque dos Povos Indígenas. Ao todo serão disponibilizados dez tabuleiros para a população presente e os alunos disputarem seus conhecimentos em uma competição recreativa.
A ideia é que a população e os alunos troquem experiências sobre os benefícios do jogo de xadrez, mostrando raciocínio rápido, facilidade para se concentrar e agilidade para resolver problemas. “Pretendemos mostrar na prática para a sociedade, o que nossos alunos estão aprendendo nas escolas, além da base fundamental pedagógica”, explica Danilo Melo, Secretário Municipal da Educação de Palmas.

Cerca de 350 alunos vão visitar o parque durante todo o dia da programação de inauguração. Eles são das escolas Beatriz Rodrigues; Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares; Anne Frank; Mon Senhor Pedro Piagem; Mestre Pacífico; ETI Eurídice Ferreira de Melo; ETI Margarida Lemos em parceria com o Corpo de Bombeiros (CEMIL); e ETI Almirante Tamandaré, parceria com a Marinha.

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas
Parque dos Povos Indígenas terá Estação Fixa do Coleta Palmas
Coleta Palmas
Mais uma estação do Programa Coleta Palmas ficará disponível no Parque dos Povos Indígenas (PPI). A intenção é reforçar o caráter de sustentabilidade do PPI, incentivando a população a aderir a proposta de separar o lixo reciclável do que não pode ser reaproveitado, conforme explicou o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Evercino Moura dos Santos Júnior.

“O Programa Coleta Palmas tem atendido todos os grandes eventos de Palmas, com a Estação Itinerante e ainda está disponível em diversos pontos da Capital, com módulos fixos. A população entendeu e aderiu à proposta. Mas é preciso reforçar a necessidade da reutilização e reciclagem, como possibilidade de geração de renda e ainda de proteger o meio ambiente”, considerou o presidente Evercino Moura.

Com a estação do PPI, serão 21 estações instaladas.Ao final, a previsão é que sejam 30 estações, divididas entre as três tipologias:

Estações Tipo 1: 4 Contêineres (1 de Papel, 1 de Metal, 2 de Plástico)

1) Parque Cesamar
2) Resolve Palmas Sul
3) Resolve Palmas Centro
4) Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier Oliveira
5) Orquidário
6) ETI Padre Josimo

Estações Tipo 2: 2 Contêineres (Resíduos Secos)
1) ETI Eurídice Ferreira de Mello – Jardim Aureny III
2) Escola Municipal Lúcia Pereira Sales – Jardim Taquari
3) Escola Municipal Crispim Pereira Alencar – Taquaruçu
4) 201 Norte – APM entre Agência central dos Correios
5) Taquari - avenida principal, Quadra T31, Próximo à Unidade de Saúde da Família do Taquari
6) Arno 31 - na APM-3, esquina da Alameda 7 com a Alameda 23, na praça principal da quadra

Estações Tipo 3: Caçamba Estacionária
1) Arno 44 – na Alameda 23, lateral da Escola Municipal Mestre Pacífico
2) Arno 42 - na APM-2, em frente à Alameda 5, na praça em frente à Escola Beatriz Rodrigues
3) Arne 51 - Alameda 23, na APM-23, na praça em frente à Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem
4) Arse 102 - na alameda 10, em frente à Alameda 14, ao lado da Escola Municipal Monteiro Lobato
5) Arse 122 - na APM em frente à Alameda 27, praça principal, próxima à Escola Municipal Antônio Carlos Jobim
6) Arso 112 - na Alameda 15, na APM-19, na lateral do CMEI Matheus Henrique de Castro
7) ETI Caroline Campelo – Rua SF 11, APM 07, Setor Santa Fé 2
8) 307 Norte Alameda 9 (Praça Principal - centro da quadra).

Programação da inauguração do PPI
6h – Caminhada no Parque
7h – coletiva de imprensa
16h – Visita guiada pela FMA com alunos da rede municipal
16h – Slackline / Futevôlei
18h – Beach Tennis / Vôlei
18h – Artesanato e pintura corporal indígena
18h30 – Ritual de Consagração do Parque feita por índios
19h – Solenidade de Inauguração
19h40 – Descerramento da Placa
19h50 – Descerramento da Lança
20h – Pista de Skate com Sandro Dias
20h – Beach Tennis / Vôlei / Badminton / Slackline. (Com informações da Seom Palmas)

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital