Cleber Toledo – Coluna do CT

EM OFF | Márlon Reis avisa que eleição da Aleto de terça-feira também vai ser questionada no STF; “bancada da Janad” aprova contas de Cinthia Ribeiro; na posse, Kawe diz que slogan de sua gestão será “mãos à obra, Formoso”

(Foto: Glauber Matos)

LEITURA EQUIVOCADA

Autor dos pareceres que embasaram as duas ações do PSB nacional no STF contra a Assembleia do Tocantins, o jurista Márlon Reis garantiu à coluna que a eleição da mesa diretora não pode ocorrer na terça-feira, 4, como está na convocação do presidente Amélio Cayres (Republicanos). Segundo Márlon, é equivocada a leitura de que o marco temporal de outubro consta só do voto do ministro André Mendonça, como alega o Legislativo estadual para antecipar a renovação da mesa para junho.


MANIFESTAÇÃO DE TOFFOLI

ANÚNCIO

Márlon enviou à coluna manifestação do ministro relator Dias Toffoli sobre o tema, na página 18 do inteiro teor do acórdão: “Por razoável, entendo que podem ser utilizados como parâmetro para a realização das eleições os marcos previstos no caput do art. 77 da Constituição Federal, já citado neste voto, ou seja, desde que realizadas a partir do mês de outubro que antecede o biênio relativo ao pleito, entende-se por atendido o critério da contemporaneidade”.


TAMBÉM SERÁ QUESTIONADA

Assim, o jurista já avisou que a eleição antecipada para junho — está convocada para terça-feira, às 18 horas — também será questionada no STF. “Porque fere, sim, a decisão do Supremo. O relator havia pontuado que deveria ser a partir de outubro, e a Assembleia teima em desrespeitar”, reforçou.


AMICUS CURIAE

Já no caso da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra eleição de parente de governador para presidir a Assembleia, a relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia, admitiu como amicus curiae o Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a grande rede que fez a Lei da Ficha Limpa, que passa, portanto, a participar da ação. Com isso, Márlon, que era parecerista do processo, agora atua também como advogado, e vai fazer sustentação oral no STF para defender a tese que idealizou.


BANCADA DA JANAD APROVA CONTAS DE CINTHIA

(Foto: Edu Fortes/Secom)

As contas de 2020 da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foram aprovadas com voto favorável de todos os 17 parlamentares presentes. Como só não compareceram à sessão os vereadores Rogério Freitas (PSD) e Solange Duailibe (PT), que apresentaram justificativa, é fato que toda a “bancada da Janad” — os seis parlamentares do PL — votaram favoráveis à prefeita. Se rebelaram?


APROVARAM CONTAS DE AMASTHA E FORAM ALMOÇAR

Também foram aprovadas as contas de 2016 do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), por 13 votos favoráveis e 4 contrários. Depois da sessão, 13 vereadores foram vistos almoçando juntos num restaurante do centro. Há quem diga que ali estavam os 13 votos de Amastha, mas sem a presença dele.


ENTREVISTA CONCEDIDA

Sobre sua ausência na terça-feira, 28, na série de entrevistas do SBT com os pré-candidatos a prefeito de Gurupi, o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) explicou à coluna que não foi porque pôde não se ausentar da sessão ordinária da Assembleia, que disse ter discutido e votado “matérias de extrema importância para a população”. “A ausência em tais compromissos pode acarretar penalidades, além de comprometer o andamento de projetos essenciais”. Assim, Fortes concedeu a entrevista nessa quinta-feira, 30, e contou ter falado de projetos que considera importantes para Gurupi. O pré-candidato ressaltou que a entrevista está disponível no YouTube.


SÓ NOMEADO MÊS PASSADO

Sobre a nota de quarta-feira, 29, de que o PreviPalmas já tem um presidente que é servidor concursado, Hitallo Panato Passos, a pré-campanha da deputada estadual Janad Valcari (PL) disse que a proposta dela vai além. A pré-candidata a prefeita defende a regulamentação, com a implantação de uma lista tríplice, como também concurso público no órgão. Além disso, a campanha de Janad lembrou que Hitallo foi nomeado somente no mês passado e, até então, desde o início da gestão de Cinthia, em 2018, o PreviPalmas era presidido por alguém que não era servidor de carreira, o professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira.


ENFIM, A POSSE

Em Formoso, acabou o mais recente capítulo da substituição do prefeito cassado Heno Rodrigues (UB). A Câmara deu posse na tarde de quarta-feira ao vice-prefeito Israel Kawe (PSB), e quem dirigiu os trabalhos da sessão foi mesmo o presidente interino do Legislativo, Adão Coutinho (PL), que, originalmente, é o secretário da mesa diretora — havia uma dúvida se era ele ou o titular do cargo, Felipe Souza (PRTB), que estava como prefeito interino, quem deveria dar posse a Kawe.


MÃOS À OBRA, FORMOSO

Na solenidade de posse, Kawe disse que o slogan de sua gestão será “mãos à obra, Formoso”. Em seu discurso, ele estendeu um braço e disse que é a sua mão que vai reconstruir a cidade, em sua infraestrutura, saúde e educação. O prefeito ainda convidou “toda a população, todos os vereadores, para fazerem parte desse novo tempo, dessa nova gestão”. “Eu quero contar com o apoio de todos vocês, o apoio da população em geral de Formoso do Araguaia, para a gente estar juntos nesse processo de reconstrução”, ressaltou.


NOVO CAPÍTULO?

Contudo, Formoso ainda aguarda a decisão da ação de Heno Rodrigues, que pediu a anulação da sessão que resultou em sua cassação. A decisão do TJTO é aguardada para os próximos dias.


PL MULHER FAZ INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO

O PL está fazendo as inscrições para seu Encontro de Mulheres no Tocantins, no dia 8, a partir das 8 horas. Interessadas podem se inscrever gratuitamente por este link. A presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, e a estadual, Nilmar Ruiz, gravaram vídeo para convidar as tocantinenses para o evento. Confira:

Sair da versão mobile