PRÉ-CANDIDATURAS EM 65,5% DOS MUNICÍPIOS
O Republicanos mostrou força no grande evento de filiações de sexta-feira, 22 — foto –, ao apresentar 91 pré-candidatos a prefeito, dos quais 40 indo à reeleição. Isso significa que o partido presidido pelo governador Wanderlei Barbosa projeta disputar como cabeça de chapa em 65,5% dos 139 municípios do Tocantins. E mais, com vice-prefeitos, a sigla pode chegar a ter representantes em 115 chapas majoritárias pelo Estado. A expectativa da sigla é que estes números aumentem ainda mais até o fim da janela partidária, em 5 de abril.
ACORDO DE NÃO AUTOFAGIA
Mas nem tudo são flores. Ausências na festa que contou com a presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, a senadora Dorinha Seabra Rezende e o deputado federal Carlos Gaguim, presidente e vice do União Brasil, respectivamente, não gostaram da filiação de prefeitos deles na legenda de seu aliado, o governador Wanderlei. Conforme a coluna apurou, havia um acordo entre os partidos da base pelo qual o Palácio buscaria prefeitos de cidades governadas por adversários de 2022, como o PSD, do arqui-inimigo do governador, senador Irajá; o MDB, de Marcelo Miranda, ou mesmo o PL, do senador Eduardo Gomes, que agora começa a se aproximar do governo.
AUTOFAGIA CONSUMADA
Contudo, Dorinha e Gaguim avaliam que houve autofagia palaciana, com muitos prefeitos dos dois sendo chamados e “convidados” a se filiarem ao Republicanos.
PADRE APRESENTADO COMO PRÉ-CANDIDATO
PEDRO CARDOSO NO REPUBLICANOS
MÁRCIA SE EMPOLGA E COLOCA PRÉ-CANDIDATURA
BASE DE CAMILA
Foi para o Republicanos de Miracema um vereador até agora da oposição, Branquinho (PP). Partidariamente, ele passa a compor a base da prefeita Camila Fernandes, que acabou também de se filiar ao partido do governador.
OUTROS VEREADORES
Também trocaram de legenda a vereadora mais bem votada de 2020, Tânia Precata (do PSD, do senador Irajá, para o PDT, do vice-governador Laurez Moreira), e Thaller Rogério (do Republicanos pelo PDT). Os dois, portanto, vão para o partido hoje do ex-prefeito e pré-candidato Saulo Milhomem.
BOAS-VINDAS DE GLEISI AO SOMOS
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo de boas-vindas ao partido dirigido ao coletivo Somos, de Palmas, que deixou o PSB do ex-prefeito Carlos Amastha. “Vocês estão se destacando no cenário político tocantinense em um momento tão importante para alguns municípios brasileiros, sobretudo Palmas, que enfrenta o bolsonarismo e o conservadorismo. O gesto da filiação do coletivo Somos, com toda a sua diversidade e força, é muito importante”, diz Gleisi no vídeo. Assista:
Que boas-vindas MARAVILHOSA da nossa Presidenta Nacional do @ptbrasil, deputada @gleisi ❤️✊ pic.twitter.com/pQSRv0BoJw
— Coletivo SOMOS (@SomosTocantins) March 25, 2024
CÉLIO QUER REDE EM SUA PRÉ-CAMPANHA
FEDERAÇÃO
A Rede está federada com o Psol e todas as decisões serão tomadas em conjunto entre os dois partidos.