CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Autuada pelo Procon, Hidro Forte diz que assumiu sistema de água em Dueré em calamidade 

Autuada pelo Procon, Hidro Forte diz que assumiu sistema de água em Dueré em calamidade 
5 (100%) 1 voto

Autuada pelo Procon Tocantins semana passada pela má prestação de abastecimento de água em Dueré, a concessionária Hidro Forte disse que quando assumiu a prestação dos serviços do município, há pouco mais de 30 dias, em caráter de urgência, encontrou o setor “em estado de calamidade, por diversos erros cometidos pela empresa que realizava os serviços anteriormente”.

De acordo com a concessionária, entre os erros, o dimensionamento incorreto de bombas no sistema; falta de manutenção na rede de distribuição; dezenas de grandes vazamentos na rede e falta de cadastro técnico de redes.

Segundo a concessionária foi necessário, diante do cenário encontrado, fazer um diagnóstico em todo o sistema de abastecimento de água do município, para identificar as causas da falta de abastecimento de água. Em seguida iniciaram as ações práticas para solucionar o problema.

De acordo com a Hidro Forte foram realizados geofonamento da rede (serviço de procura de vazamentos na rede); desinfecção de redes de distribuição; substituição de três conjuntos motor-bomba (corretamente dimensionados); manutenção e substituição de centenas de metros de adutora de água bruta; substituição de painel de acionamento de conjuntos motor-bombas; manutenção de todo sistema elétrico com substituição de cabos nos PTP’s.

Ainda foram feitos serviços de retirada de dezenas de vazamentos em toda a cidade; reforma e Instalação de Escritório de Atendimento ao Cliente em Dueré; disponibilização de veículo novo para manutenção e operação do sistema; instalação de novo conjunto motor-bomba e painel de acionamento e perfuração de um poço tubular profundo.

Segundo nota da concessionária, nos próximos 15 dias, continuarão com os serviços para detectar e solucionar problema fazendo a manutenção constante do sistema, vez que antes não era feito de forma precisa.

A empresa destaca ainda na nota que o contrato firmado entre a Prefeitura de Dueré e a Hidro Forte é um emergencial, ou seja, apenas de operação e manutenção do sistema sem o aporte de investimentos vultuosos. No entanto, a Hidro Forte afirma que assumiu a responsabilidade de realizar as ações elencadas acima para que se visse garantido o atendimento à população duerense em quantidade, qualidade e regularidade de água, como preconiza legislação.

Entenda

Denúncias motivaram o Procon Tocantins autuar na quinta-feira, 9, a concessionária Hidro Forte por má prestação de serviços no fornecimento de água no município de Dueré. Foi concedido um prazo de até dez dias para que a empresa apresentasse defesa e, caso o problema persistisse, novas autuações poderiam ser realizadas.

Segundo as denúncias dos moradores, a interrupção no fornecimento de água é constante e o serviço só era normalizado no período noturno. No dia 26 de março a Hidro Forte também foi notificada por desabastecimento de água em Ponte Alta do Bom Jesus.

Conforme o Procon, a prática da empresa vinha sendo realizada contra o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que, no seu artigo 22, diz que as concessionárias são obrigadas a fornecer os serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, como é o caso da água, contínuos.

Veja na íntegra a nota da concessionaria Hidro Forte:

A população de Dueré, interior do Tocantins, convive a anos com sérios problemas de disponibilidade de água, resultado das más administrações dos sistemas por parte dos prestadores anteriores.

É publico e notório, sendo inclusive objeto de diversas reportagens jornalísticas a situação de abandono que se encontrava a população de Dueré antes da Hidro Forte assumir a operação do Sistema Municipal.

A pouco mais de 30 dias, a Hidro Forte assumiu em caráter de Emergência a operação do sistema de abastecimento de Água do município, o qual encontrava-se em situação calamitosa, por diversos erros cometidos anteriormente, tais como:

  • Dimensionamento incorreto de bombas no sistema;
  • Falta de manutenção na rede de distribuição;
  • Dezenas de grandes vazamentos na rede;
  • Falta de cadastro técnico de redes.

Diante do cenário encontrado, a Hidro Forte iniciou um diagnóstico em todo o sistema de abastecimento de água do município, esse trabalho consistiu em identificar as causas da falta de abastecimento de água, tão logo terminado, começaram de fato, as ações práticas para a resolução do Problema. Foram feitos então diversas ações, dentre as quais destacam-se.

  • Geofonamento da rede (Serviço de procura de vazamentos na rede);
  • Desinfecção de Redes de distribuição;
  • Substituição de 3 conjuntos motor-bomba (corretamente dimensionados);
  • Manutenção e Substituição de centenas de metros de adutora de água bruta;
  • Substituição de painel de acionamento de conjuntos motor-bombas;
  • Manutenção de todo sistema elétrico com substituição de cabos nos PTP’s;
  • Retirada de dezenas de vazamentos em toda a cidade;
  • Reforma e Instalação de Escritório de Atendimento ao Cliente em Dueré;
  • Disponibilização de Veículo novo para manutenção e operação do sistema;
  • Instalação de novo conjunto Motor-bomba e painel de acionamento; e
  • Perfuração de um Poço Tubular Profundo, localizado ao lado do Ginásio de Esportes Municipal.

Nos próximos 15 (quinze) dias será realizado o monitoramento em tempo integral do sistema, desde a captação até a distribuição, para que seja garantido que os problemas não continuarão presentes, nesse tempo também será dada continuidade a caça a vazamentos e identificação de pontos críticos de atendimento e possibilidade de novos vazamentos, uma vez que a rede não passava por manutenção constante.

Importa enfatizar ainda que o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Dueré e a Hidro Forte é um contrato Emergencial, ou seja, apenas de operação e manutenção do sistema sem o aporte de investimentos vultuosos, no entanto, a Hidro Forte assumiu a responsabilidade de realizar as ações elencadas acima para que se visse garantido o atendimento à população duerense em quantidade, qualidade e regularidade de água, como preconiza legislação.

A Hidro Forte reafirma o compromisso com a população de Dueré e explica que os transtornos até aqui causados foram necessários para a correção da operacionalização do Sistema de Abastecimento de Água municipal”.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também