CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Concluintes do ensino médio das escolas públicas do TO serão isentos da taxa do Enem

0
Concluintes do ensino médio das escolas públicas do TO serão isentos da taxa do Enem
5 (100%) 1 voto

Todos os estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio em 2018 terão direito à isenção nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mesmo os estudantes que não fizeram a solicitação de isenção anteriormente estarão livres de pagar a taxa. As inscrições vão até sexta-feira, 18, e as provas ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro.

Segundo a Guia de Recolhimento da União (GRU), os demais candidatos do Enem 2018 poderão pagar o valor de R$ 82 até 23 de maio. As inscrições do Enem e a emissão da guia são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Enem 2018.

Segundo a diretora do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Larissa Ribeiro, a inscrição é obrigatória. “Ela não é automática, mesmo para aqueles estudantes que solicitaram isenção no período anterior. Para garantir a participação, é necessário acessar o ‘passo a passo’ na página do Enem e acompanhar sua validação até emissão do cartão com local de provas”, explica.

Preparação na rede estadual
Os alunos da rede estadual de ensino do Tocantins terão uma preparação complementar para o exame: o projeto #ToNoEnem. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) contempla diversas ações como a realização de três simulados nos moldes do Enem. Os estudantes também terão acesso a um aplicativo para celular e tablet, onde poderão baixar livros, receber dicas de estudos, assistir à videoaulas, responder a exercícios e participar de simulados.

Os cerca de 20 mil concluintes do ensino médio das escolas estaduais receberão material de apoio específico do Enem. O conteúdo é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A pasta realiza ainda uma série de Aulões do Enem nos municípios sede das 13 diretorias regionais de educação. O primeiro ocorre no próximo sábado, 12, em Palmas, no auditório do Ceulp/Ulbra em dois horários: às 8 e às 14 horas. Para participar, os estudantes precisam se inscrever, no site da Seduc. Os aulões, nos municípios do interior do Estado, estão previstos para começar em 19 de maio, gradativamente. (Com informações da Seduc)

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...