CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Dá para comer chocolate sem culpa?

0
Dá para comer chocolate sem culpa?
5 (100%) 1 voto

A Páscoa já passou, mas com certeza as geladeiras ainda guardam ovos de chocolate. E é bom que ainda guardem mesmo, pois isso é sinal de que se comeu sem exageros neste feriado.

O chocolate é um alimento rico em nutrientes e não há mal nenhum em consumir, com  tanto que seja com moderação. É preciso ter cuidado com a escolha também, afinal a
quantidade de açúcar, o percentual de cacau e até mesmo a cor do chocolate pode variar (como no caso do chocolate branco, esse, o mais calórico de todos).

O chocolate é um alimento rico em nutrientes

Geralmente, quanto mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau e menor a
quantidade de açúcar, o que acarreta em menos calorias. Mas é preciso ter cuidado com
os chocolates diet, pois apesar de não conterem açúcar, costumam ter uma quantidade
alta de gordura, o que corresponde também a uma quantidade maior de calorias.

Já os ovos de páscoa recheados com oleaginosas, frutas ou licores, devem ser consumidos com mais atenção ainda, pois uma porção de 100g pode ter mais de 500 calorias. Uma dose diária de chocolate meio amargo ou amargo faz bem, cerca de 50g por dia é mais que suficiente.

Isso porquê sendo rico em antioxidantes e flavonoides, o cacau pode ajudar a reduzir
sintomas de estresse, ajudar a melhorar a concentração e proporcionar uma sensação de bem-estar estimulando a liberação de endorfina (hormônio do prazer).

Evite consumir chocolate em excesso e prefira os tipos de melhor qualidade, chocolates ao leite ou ricos em gordura mais atrapalham do que ajudam a sua saúde. Controlando a quantidade e a qualidade, o chocolate pode fazer parte da sua dieta e lhe trazer benefícios se tornado um saboroso aliado.


BÁRBARA PAIXÃO DE GOIS FAYAD
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Tocantins
Pós Graduata em Fitoterápicos Aplicados a Estética e Prática Esportiva pela Faculdade Unyleya

MIGUEL AVILA
É dermatologista, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência em dermatologia na Santa Casa de Porto Alegre. É pós-graduado em Dermatocosmiatria na Faculdade de Medicina do ABC e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
contato@clinicamiguelavila.com.br

 

 

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...