CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

GIRO PELO TOCANTINS – Bombeiros ajudam por telefone a resgatar bebê engasgado

0
GIRO PELO TOCANTINS – Bombeiros ajudam por telefone a resgatar bebê engasgado
5 (100%) 1 voto

O Corpo de Bombeiro Militar de Paraíso do Tocantins foi acionado na noite de domingo, 18, às 20h48, no Setor Pouso Alegre, para atender uma ocorrência de engasgamento. O pequeno João Victor, de apenas 12 dias de nascido, engasgou-se com o leite materno, logo após a amamentação. O sargento Hugo Alessandro Silva Fernandes, bombeiro que prestou atendimento por telefone, do Centro de Operações da corporação (COCB), orientou o solicitante da emergência, Renato Maciel Bandeira, a colocar a criança sobre o braço, apoiando a cabeça voltada para baixo e, com os dedos abertos, fazer a aberturas das vias áereas, dando leves tapainhas nas costas entre as escápulas. Ainda sem sucesso, Renato, que estava repassando as informações para a mãe de João Victor, Rafaela Dias de Souza, foi orientado a fazer respiração de emergência na criança com a boca. Com a ação, a criança espirrou e chorou, saindo secreção de suas vias aéreas. Os pais de João Victor se comprometeram a levá-lo ao hospital para uma avaliação médica. Na manhã dessa segunda-feira, 19, os bombeiros foram até a residência da família para conhecer João Vitor e verificar se mãe e filho passam bem.

Semana da Água

A programação da Semana da Água que começou nessa segunda-feira, 19, vai até sexta-feira, 23. O evento conta com várias palestras que serão realizadas em prol de recursos hídricos, e tem como público-alvo os estudantes da rede municipal de ensino. A abertura oficial aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino. A turma do 4º ano da escola foi a primeira a participar e prestigiar a palestra sobre recursos hídricos, ministrada pelo engenheiro ambiental de Gurupi Diego Rocha, que abordou assuntos sobre Aproveitamento e Conservação da Água. Nesta terça, 20 e quarta-feira, 21, os alunos irão participar de outra palestra sobre tratamento de água, que será ministrada pela empresa BRK Ambiental. Já nesta quinta-feira, 22, os estudantes da Escola Antônio Lino participarão do plantio de mudas, e, na sexta-feira, 23, na Unidade Escolar Ulisses Guimarães, será abordada a questão da captação, reutilização e armazenamento de água do ar condicionado.

2ª Edição Expo Católica

A 2ª Edição da Expo Católica acontece nesta terça-feira, 20, no hall de entrada da Câmara de Palmas. Está sendo apresentado pelos estudantes do segundo período do curso de arquitetura e urbanismo da universidade, maquetes de pontos de ônibus, com o intuito de mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos. O tema desta 2ª expo é design, inovação e sustentabilidade. A finalidade principal da exposição, é inspirar novos estudantes de arquitetura, além de outras instituições de ensino, arquitetos da cidade e até mesmo os legisladores da Capital. A exposição é realizada em conjunto com a Casa de Leis. Os vereadores prestigiaram a abertura da mostra e ficaram impressionados com a criatividade dos estudantes.

Construção de escola padrão 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) contou nessa segunda-feira, 19, com a presença do prefeito Joaquim Maia (PV), da secretária Deusina Ribeiro e sua equipe diretiva, para assinar o termo de compromisso junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O termo garante a construção de uma escola padrão com 12 salas de aula no Setor Nova Capital, em Porto Nacional. O valor do investimento chega a R$ 3.814.825,96. A liberação do recurso contou com o auxilio da deputada federal professora Dorinha (DEM), que vinha articulando junto ao Ministério da Educação (MEC). O processo licitatório da escola foi aberto nessa segunda-feira, 19, e a unidade deverá ser entregue à população até o início de 2020. A nova escola faz parte do Programa de Ações Articuladas (PAA) do MEC e deverá atender até 780 alunos.

Processo de Habilitação de Docentes do CFO e CFSD

A Polícia Militar (PM) realizou na manhã dessa terça-feira, 20, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, o lançamento do Edital do Processo de Habilitação de Docentes para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o Curso de Formação de Soldados (CFSD). Com o intuito de formar um efetivo de 1040 alunos, a instituição preferiu dividir o CFSD em 25 turmas, nas 11 Unidades do Estado, nas cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Paraíso, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema e Palmas que também vai formar os alunos do CFO. A Polícia Militar irá selecionar instrutores de 31 disciplinas. Os militares e civis interessados devem efetuar a inscrição exclusivamente pelo site da PMTO. Para aqueles que desejam ministrar aulas para o CFO, é necessário ser pós-graduado e se for militar, pertencer ao quadro de oficiais. Cada instrutor pode selecionar até três disciplinas para serem ministradas durante o curso.

Dia Internacional da Síndrome de Down 

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Faculdade Univeritas em conjunto com a Superintendência de Direitos Humanos de Palmas realizam nesta quarta-feira, 21, no Parque Cesamar, diversas  atividades voltadas para os  alunos da Associação de Pais e Amigos dos  Excepcionais (Apae), de Palmas. A programação inicia a partir das 17h30. Ao todo 150 alunos da Apae terão aulas de dança, como a zumba, a prática de esportes como o rapel, entre outras atividades, álem de destaque para a exposição de fotografias feitas pelos próprios alunos  apaeanos. A faculdade Univeritas está iniciando suas atividades em Palmas.  A instituição é mantida pelo grupo Ser Educacional e classificada como o 5º maior grupo educacional do País.

Projetos do TO no 8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água teve início neste domingo, 18, e segue até sexta-feira, 23, em Brasília. O Projeto Barraginhas, que já resultou na construção de 3.564 pequenas barragens na região sudeste do Tocantins, e o Projeto Olho D’Água, que visa a recuperação de 200 nascentes em quatro bacias hidrográficas, serão apresentados no evento. O objetivo do fórum é contribuir para o diálogo do processo decisório sobre os temas, em nível global, visando o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Os projetos ambientais serão apresentados pelo diretor de Planejamento e Gestão Hídrica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo, no estande destinado à participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, na Vila Cidadã, no Estádio Mané Garrincha. O Tocantins também é representado por 38 membros dos cinco Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo: Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...