CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Qual filtro solar devo escolher?

0
Qual filtro solar devo escolher?
avaliar matéria

Apesar das pessoas saberem dos efeitos danosos do sol e conhecerem as diferentes maneiras de se prevenir, não o fazem. O uso do filtro solar é comumente deixado de lado, e um dos motivos é por não encontrar um produto que fique bem na pele. Mas o que deve ser considerado na hora de escolher um filtro solar?

É preciso que a proteção UVB (FPS) seja maior que 30 e a UVA maior que 10. A capacidade de hidratação, que vai variar conforme a necessidade da pele, as
preferências pessoais (toque seco, cor, essência), a capacidade de controlar a oleosidade, a tolerância cutânea (não arde, coça ou deixa vermelho) dentre outras.

Realmente não é tão simples, não é mesmo? Mas não precisa se desesperar, veja de forma resumida algumas opções.

Filtro em Creme ou Loção Hidratante
Geralmente são bons para peles normais ou secas e para quem gosta de pele úmida ou com brilho. Quem melhor se adapta a essa categoria são mulheres e pessoas mais velhas, bem como aquele que tem pele seca.

Filtro Oil free ou livre de óleo
São produtos formulados sem substâncias oleosas e indicados para pele normal a oleosa. Costumam ser adequados para pessoas jovens e para quem tem pele mista.

Filtro Oil control ou seborregulador
Adequado para peles bastante oleosas. Além de não conterem substâncias oleosas em suas fórmulas, são capazes de regular a produção de óleo e absorvê-lo quando em excesso. Os que mais se adaptam a essa categoria são os adolescentes e homens, bem como quem tem pele muito oleosa.

Filtro com Efeito Mate ou Matificante
Caracterizam-se pela presença de ativos que reduzem o brilho e controlam a oleosidade. Está indicado para peles oleosas e para quem fica com a pele com muito brilho ao aplicar o filtro.

Filtro com Toque seco
Como o nome já diz, tem a função de não provocar aquela sensação que muitos não gostam, de ter algo “grudento” sobre a pele. Geralmente usado por quem tem pele oleosa ou normal. Deixa a pele macia e com sensorial suave, não pegajoso.

Filtros Para Peles sensíveis
Estão indicados para quem tem intolerância a filtros comuns. Ao usar determinados produtos, quem tem pele sensível facilmente sente ardência, coceira ou fica com a pele irritada e avermelhada.

Filtro Facial, com Vitaminas e Antioxidantes
São produtos que mesclam ao filtro solar substâncias importantes no tratamento e na manutenção da saúde cutânea, como vitaminas essenciais à pele e ativos rejuvenescedores. Ideal para quem quer manter uma aparência jovem e bonita.

É importante ressaltar que gestantes só devem usar filtros específicos para gestantes e que as crianças devem usar filtro solar a partir dos 6 meses de vida, sendo que até 12 anos de idade é preciso que o filtro seja especifico para o público infantil.

Então é isso! Agora que já pode escolher o filtro ideal, não tem desculpa para ficar desprotegido! Escolha o que melhor se adequa e use diariamente. Sua pele agradece!


BÁRBARA PAIXÃO DE GOIS FAYAD
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Tocantins
Pós Graduata em Fitoterápicos Aplicados a Estética e Prática Esportiva pela Faculdade Unyleya

MIGUEL AVILA
É dermatologista, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência em dermatologia na Santa Casa de Porto Alegre. É pós-graduado em Dermatocosmiatria na Faculdade de Medicina do ABC e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
contato@clinicamiguelavila.com.br

Leia também
Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...