Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Com apoio do Governo do Tocantins, Festival da Cultura Popular Jalapoeira movimenta Mateirosneste fim de semana

Com apoio doGoverno do Tocantins, Festival da Cultura Popular Jalapoeira movimenta Mateirosneste fim de semana

Crianças acompanham apresentação da viola de buriti durante a edição do festival realizado no ano passado (Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins)

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Mateiros recebe, a partir desta sexta-feira, 18, a segunda edição do Festival da Cultura Popular Jalapoeira. O evento promete reunir moradores, artistas e turistas em uma celebração à identidade e aos saberes tradicionais do Jalapão, com apresentações culturais, gastronomia típica, exposições, rodas de conversa e homenagens.

A programação tem início nesta sexta-feira, às 17h, com a inauguração do espaço cultural Jalapoeiro do Pé Rachado e a exposição de mural da artista visual Andrea Lambertucci. Em seguida, às 19h, as atividades seguem para a Comunidade Galhão, onde acontece o tradicional festejo com reza, brincadeiras, comidas típicas e a participação do artista convidado Domingos Dedo d’Ouro.

Para a organizadora do festival, Andrea Lambertucci, o Festival da Cultura Popular Jalapoeira é uma iniciativa que fortalece o sentimento de pertencimento das comunidades locais e promove o intercâmbio cultural entre gerações, reafirmando a riqueza e diversidade do Jalapão. “Esse território é fonte de inspiração viva, um lugar onde a força da natureza se mistura com a resistência e a beleza das culturas tradicionais. Ter a oportunidade de contribuir com minha arte, por meio deste mural, é uma forma de homenagear cada história contada pelos jalapoeiros e jalapoeiras”, declarou a artista.  

Programação de sábado e domingo

No sábado, 19, o festival continua logo cedo, às 9h, com a inauguração do Museu da Cultura Popular Jalapoeira, que contará com exposições e lanche comunitário. Às 10h, o espaço recebe um bate-papo com representantes de agências de turismo de base comunitária, pontos de cultura e mestras locais, reforçando a importância do protagonismo das comunidades tradicionais no turismo sustentável da região.

A partir das 18h, o museu será palco para a apresentação do grupo de teatro comunitário As Fiandeiras do Jalapão e da Feira Gastronômica do Cerrado, que fomenta e valoriza a culinária local. Já no Complexo Esportivo de Mateiros, a noite será animada por apresentações dos violeiros de buriti Arnon e Horlei, da cantora Sirlene Matos, do duo Seu Valter e Seu Jair, além dos Foliões da Comunidade Boa Esperança.

O encerramento do festival acontece no domingo, 20, com uma programação especial voltada para a melhor idade. Às 9h, o instrutor Rodrigo Cruz conduzirá dinâmicas brincantes no Centro Integrado da Sociobiodiversidade do Naturatins, localizado na praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). As atividades finais acontecem a partir das 17h no Complexo Esportivo, com mais uma edição da Feira Gastronômica do Cerrado, seguida por um sarau de poesias. A noite será embalada pelos acordes de Virgínia do Jalapão, com seu modão tradicional, e pelo quarteto Pé de Serra, que reúne músicos do Quilombo do Prata e a renomada Josefina do Acordeon.

Sair da versão mobile