Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Com articulação da senadora Professora Dorinha, Tocantins fará mutirão de regularização fundiária

Com articulação da senadora Professora Dorinha, Tocantins fará mutirão de regularização fundiária

No encontro, ficou definido que em abril haverá um mutirão, por meio de um acordo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual (Foto: Divulgação)

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve em audiência nesta quarta-feira, 12, com a Ministra de gestão e Inovação, Esther Dweck, e o Ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar da regularização fundiária no Tocantins. Acompanharam a reunião o governador Wanderlei Barbosa, o senador Eduardo Gomes, o deputado Carlos Gaguim, e o secretário de Representação Carlos Manzini.

No encontro, ficou definido que em abril haverá um mutirão, por meio de um acordo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual, para agilizar o processo de regularização fundiária no Tocantins. A primeira região a ser atendida nesse mutirão será o Bico do Papagaio. Segundo o Governo do Estado, o Tocantins tem 1,4 milhão de hectares a serem regularizados, o que representa 5% do território tocantinense, sendo que 17% das áreas remanescentes já estão em análise.

“Essa agenda vai atender os pequenos produtores, os assentamentos que ainda requer a regularização, e muitas das nossas cidades que precisam ter a documentação para obter financiamento para o desenvolvimento da região e, logicamente, recompor decisões jurídicas que prejudicaram o nosso Estado”, afirmou Dorinha.

ANÚNCIO

O governador agradeceu a articulação da senadora para que essa questão tivesse agilidade no Governo Federal. “Agradeço a senadora e saímos (da reunião) com uma agenda pronta já para entregar títulos de regularização aos tocantinenses, dando segurança jurídica para os produtores e donos de terras no Tocantins”, disse.

Tanto a ministra Esther como o ministro Paulo Teixeira destacaram o compromisso para concluir o processo com êxito com a realização do mutirão. Também acompanharam o encontro o secretário estadual de Agricultura Jaime Café, além de representantes do Instituto de Terras do Tocantins – Itertins, Incra e Ministério Público da União.

Sair da versão mobile