Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Governo do Tocantins realiza reunião para dar início ao projeto de PPP da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúde

Governo do Tocantins realiza reunião para dar início ao projeto de PPP da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúd

Secretários e equipes técnicas da SPI/TO, SES/TO e Tocantins Parcerias reúnem-se com representantes da empresa autorizada a iniciar os estudos para estruturação da PPP da Rede de Diagnóstico do Tocantins (Foto: SES/Governo do Tocantins)

Na manhã desta terça-feira, 11, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), realizou a primeira reunião de alinhamento da Parceria Público-Privada (PPP) da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúde. O encontro reuniu representantes das pastas de Governo e da empresa SB Participações Societárias LTDA, autorizada a desenvolver os estudos técnicos, econômicos e jurídicos para a estruturação do projeto.

O objetivo da reunião foi discutir o escopo do projeto, incluindo metas, direcionamentos e prazos. A Rede Estadual de Diagnóstico busca modernizar e descentralizar os serviços de saúde, ampliando a oferta de exames e garantindo maior celeridade e eficiência no atendimento à população.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a iniciativa visa suprir uma das principais deficiências do sistema público estadual. “Esta é uma pauta estratégica para o estado do Tocantins. Temos um território extenso com grandes vazios assistenciais e uma demanda reprimida significativa, especialmente no que se refere a consultas com especialistas e diagnósticos. Estamos trabalhando na estruturação do SUS digital para, por meio da telemedicina e de outras estratégias, melhorar a oferta de especialistas dentro do estado. Mas não adianta apenas ampliar a oferta de consultas se não tivermos uma rede de diagnóstico compatível, garantindo uma saúde de qualidade em tempo oportuno. Por isso, a importância dessa PPP”, enfatizou.

ANÚNCIO

Os estudos e as modelagens desenvolvidos pela SB Participações Societárias LTDA serão acompanhados e validados pela SPI/TO, com apoio técnico da Tocantins Parcerias e da SES/TO. O secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, destacou a relevância do projeto na estruturação de um modelo de saúde mais eficiente e acessível.

“Estamos implementando uma transformação estrutural no sistema de saúde do Estado, que inclui o fortalecimento do SUS digital e a implantação de um sistema de laudos totalmente digitalizados. Essa PPP visa garantir que exames e diagnósticos sejam disponibilizados de forma mais ágil, evitando que pacientes tenham que percorrer grandes distâncias para acessar um serviço essencial”, pontuou o titular da SPI/TO.

A diretora de PPPs da Tocantins Parcerias, Kelly Barreto, ressaltou o compromisso na elaboração dos estudos técnicos do projeto. “Nossa equipe está comprometida em adotar as melhores práticas do mercado para que os estudos resultem em um projeto de sucesso e consequentemente traga muitos benefícios para a sociedade tocantinense”, informou.

A Rede Estadual de Diagnóstico é um dos projetos prioritários do Governo do Tocantins e está incluída na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI). Com essa iniciativa, o Estado dá mais um passo rumo à modernização e à ampliação da infraestrutura de saúde, promovendo um sistema conectado, eficiente e acessível. 

Próximas etapas

O estudo ainda está em fase inicial e será conduzido em três etapas: técnica, econômico-financeira e jurídica. Após a análise e a aprovação dessas fases, o projeto será submetido ao diálogo público, etapa em que será apresentado à comunidade em geral. Somente depois desse processo, a licitação será realizada para a implantação efetiva da PPP da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúde.

Sair da versão mobile