Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Cerimônias de diplomação dos eleitos pelo Tocantins serão realizadas de 2 a 19 de dezembro; em Capital ocorrerá no dia 12

TRE

Sede do Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins, em Palmas (Foto: Divulgação)

As 33 zonas eleitorais do Estado realizarão até o dia 19 de dezembro as cerimônias de diplomação de eleitos e suplentes do pleito municipal deste ano no Tocantins. A organização é feita pelos cartórios junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE).  Receberão os diplomas os prefeitos, vices, e vereadores dos 139 municípios do Tocantins.

EFETIVAMENTE ELEITOS

A diplomação é um ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apto a tomar posse no cargo. As datas e os horários ficam a cargo da programação de cada uma das 33 Zonas Eleitorais de cada município. O diploma será entregue a todos os eleitos, inclusive aos que ficaram na situação de suplente destas Eleições Municipais.

ANÚNCIO

SEM DIPLOMA

Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz eleitoral ou do TRE. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deverá ser diplomado o candidato cujo registro de candidatura tenha sido indeferido, mesmo que ainda esteja sub judice.  

CRONOGRAMA

O cronograma da diplomação de eleitos e suplentes das eleições no Tocantins está na reta final de definição em relação à data, horário e local de cada município. A Justiça Eleitoral tocantinense deve realizar todas as diplomações do dia 11 a 18 de dezembro.

 Confira a programação já definida por zonas eleitorais:
Zonas Eleitorais abrangem mais de um município. Ou seja, as cerimônias podem abranger candidatos de mais de uma cidade.

Sair da versão mobile