Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

PF cumpre 24 mandados de busca e apreensão em Araguaína, Aragominas e Nova Olinda em operação que investiga compra de votos

Sede da superintendência tocantinense da Política Federal (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Polícia Federal (PF) informou ter deflagrado nesta quarta-feira,26, a Operação Erk, que tem como objetivo apurar suposto esquema de compra de votos e Caixa 2. Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Araguaína, Aragominas e Nova Olinda, expedidos pela 1º Zona Eleitoral. A corporação não revelou o nome dos alvos.

ELEITORES ALICIADOS

De acordo com os elementos informativos colhidos até o momento, os eleitores teriam sido aliciados com dinheiro em espécie ou com vale-combustível para que favorecessem determinado candidato. A Polícia Federal ressalta que fornecer, oferecer ou receber dinheiro ou vantagens em troca de voto, constituem crime previsto no Código Eleitoral, cuja pena é de até quatro anos de reclusão e multa.

ANÚNCIO

POSSÍVEL ABUSO DE PODER ECONÔMICO

Conforme a corporação, se for constatado o abuso de poder econômico na campanha eleitoral, poderá haver a inelegibilidade dos candidatos envolvidos pelo prazo de oito anos.

BATISMO

O nome “Erk” significa livre arbítrio, e faz referência à liberdade de escolha dos representantes por meio do direito ao voto.  

Sair da versão mobile