Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

TRE-TO julga na quinta-feira Aije do PSB contra Wanderlei, Laurez e Dorinha

Wanderlei Barbosa, Dorinha Seabra e Laurez Moreira, candidatos da coligação "União Pelo Tocantins" no último comício da campanha de 2022

Wanderlei Barbosa, Dorinha Seabra e Laurez Moreira, candidatos da coligação "União Pelo Tocantins" no último comício da campanha de 2022 (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga na quinta-feira, 27, mais uma Ação de Investigação Judicial (Aije) contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT), que sagrou-se vencedora das eleições de 2022. A intimação foi publicada na edição desta sexta-feira, 21, do Diário Oficial. No ano passado, em maio e julho, os mandatários já viram dois questionamentos serem rejeitados pela Corte, ambos apresentados pelo senador Irajá Silvestre (PSD). Desta vez, o Plenário aprecia a Aije apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A diferença deste é que a senadora Dorinha Seabra (UB) está entre os alvos.

RELEMBRE

A Aije elenca dois principais pontos, contratos temporários e doação de campanha. Em relação às contratações, a ação chama a prorrogação de 8.833 contratos temporários em dezembro de 2021 de “primeiro grande ato de compra de apoio político” e também critica as cerca de 15 mil novas efetivações feitas nos três meses que antecederam o período vedado para a prática. O documento também destaca o fato de três sócios de uma empresa que presta serviços para o Estado terem contribuído com R$ 50 mil ao projeto de reeleição, o que chama de “branqueamento de capital”. Conforme o PSB, a prática ainda se estende a servidores, ao citar que um beneficiado por contrato temporário também colocou R$ 10 mil. Por fim, o partido inclui a senadora Dorinha Seabra por entender também ter se beneficiado das irregularidades.

ANÚNCIO

Sair da versão mobile