Cleber Toledo – Coluna do CT

Com plantio de mudas de plantas do Cerrado, Juarina promove encerramento simbólico das atividades do lixão municipal

Solenidade de encerramento do lixão de Juarina (Foto: Washington Luiz/Secom)

Uma solenidade com a realização de plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado na sexta-feira, 21, marcou o encerramento simbólico das atividades do lixão municipal de Juarina. A gestão recorre agora aos aterros sanitários, que reduz a contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de contribuir para o controle de doenças e a valorização da reciclagem. Com o encerramento das atividades, os resíduos do município passaram a ser encaminhados para o aterro de Couto Magalhães.

(Fotos: Washington Luiz/Secom)

AVANÇO FUNDAMENTAL

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é o órgão ambiental responsável pela regulamentação e inspeção dos aterros sanitários municipais Gerente de Análise e Licenciamento do Instituto,  Denise Domingos aponta que a mudança representa um avanço fundamental para a cidade pois garante a destinação correta dos resíduos, minimiza impactos ambientais e proporciona mais qualidade de vida para a população local.

ANÚNCIO

PNRS

A desativação dos lixões é um dos desafios enfrentados por diversos municípios brasileiros desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos  (PNRS), em 2010. Desde dezembro de 2023, com o fechamento do lixão, os resíduos de Juarina passaram a ser destinados ao aterro sanitário de Couto Magalhães, em conformidade com as normas ambientais para um descarte adequado.

Sair da versão mobile