Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Estado empossa membros do 1º Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+; Wemerson Lima, da Seciju, preside colegiado

Solenidade de posse do primeiro CELGBTQIA do Tocantins (Foto: Márcia Rosa/Secom)

O governo estadual empossou a sexta-feira, 21, os membros que irão compor a primeira gestão do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), de  2025 a 2027. Este é o primeiro CELGBTQIA+ da história do Tocantins e estará vinculado à Superintendência de Direitos Humanos e Políticas de Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). A solenidade ocorreu no Palácio Araguaia e foi aberta ao público.

COMPOSIÇÃO

O CELGBTQIA+ é composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil selecionados por meio de edital, e, tem como objetivos monitorar e avaliar ações governamentais que assegurem igualdade e equidade para as pessoas LGBTQIA+, promover estudos, debates, palestras e campanhas em prol da inclusão, acompanhar a execução de políticas públicas e orçamentos voltados à comunidade, entre outros.

ANÚNCIO

PRESIDÊNCIA

Após as assinaturas dos termos de posse, os conselheiros se reuniram para a primeira reunião ordinária e eleição da Mesa Diretora, cuja gestão é bipartite e elegeu com 13 votos Wemerson Lima, da Seciju, como presidente, representando o Poder Público, e como vice-presidente, Byanca Marchiore, com 11 votos, da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), representando a sociedade civil.

Sair da versão mobile