Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

IFTO anuncia criação de 2º campus em Paraíso do Tocantins, no antigo prédio do DNIT

Área em que será instalado segundo campus do Instituto Federal do Tocantins em Paraíso (Foto: Divulgação)

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) informou na sexta-feira, 8, que instalará um segundo campus em Paraíso do Tocantins, no antigo prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), localizado no centro da cidade. 

ATUAL CAMPUS FICA DISTANTE

Atualmente, o campus Paraíso do Tocantins do IFTO fica distante do centro, o que dificulta o acesso devido à distância, aos custos e ao tempo necessário para o deslocamento. A criação de uma unidade mais centralizada vai minimizar essas barreiras, além de facilitar o acesso à educação de qualidade e a oferta de atividades educativas, culturais e sociais para a comunidade local.

ANÚNCIO

ETAPAS

Contudo, a abertura do Campus II ainda passará por uma série de etapas antes de sua efetiva implementação. Segundo o diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, professor Fernando Morais Rodrigues, uma comissão está sendo formada, com técnicos administrativos, coordenadores de cursos e docentes, para discutir a operacionalização e a estratégia do novo campus. “O primeiro passo envolve a realização de um estudo técnico detalhado. Além disso, será fundamental o engajamento da comunidade acadêmica para garantir que o projeto atenda às necessidades e expectativas dos estudantes e servidores,” explica.

PARCERIAS SERÃO NECESSÁRIAS

O diretor também ressaltou a importância das parcerias e do apoio financeiro, por meio de convênios com o setor público e de iniciativas privadas, como fatores decisivos para viabilizar a estrutura e as operações do Campus II. Além disto, Fernando Morais  acredita que a proximidade do IFTO com a comunidade permitirá uma maior integração com a população por meio de projetos de extensão, como oficinas, cursos técnicos e atividades culturais, que poderão ser mais acessíveis e direcionados às demandas locais. “O novo campus vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada, ampliar o impacto de iniciativas de empreendedorismo e fortalecer o papel do IFTO como um agente de transformação social e de inclusão em Paraíso do Tocantins” , completou.

Sair da versão mobile