Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Mais de 10 mil crianças e adolescentes são beneficiados com o Programa Saúde na Escola em Gurupi

Mais de 10 mil crianças e adolescentes são beneficiados com o Programa Saúde na Escola em Gurupi

As ações iniciaram em novembro de 2024 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com as ações voltadas à saúde bucal de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Nos últimos seis meses, mais de 10 mil alunos foram beneficiados com palestras educativas, orientações e escovação supervisionada, promovidas pela Coordenação de Saúde Bucal, por meio Programa Saúde na Escola (PSE).

SAÚDE BUCAL

As ações, iniciadas em novembro de 2024, contemplaram mais de 20 escolas públicas municipais e estaduais, com a participação ativa das equipes de saúde bucal de todas as unidades de Saúde de Gurupi e contou com a parceria da empresa Colgate, por meio do projeto Sorriso Saudável, Futuro Brilhante. A iniciativa foi viabilizada pela Coordenação Municipal de Saúde Bucal, que garantiu a doação e distribuição dos kits contendo creme dental e escova de dente para 10 mil crianças.

ANÚNCIO

COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

As atividades foram realizadas de forma contínua por equipes compostas por cirurgiões-dentistas, auxiliares de consultório odontológico e acadêmicos do curso de Odontologia da UnirG. As ações incluíram aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada, orientações sobre higiene bucal e palestras educativas voltadas à prevenção de doenças bucais.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

A coordenadora municipal de Saúde Bucal, Ana Cristina Cruz, que também é odontóloga, explicou que a atuação dos cirurgiões-dentistas nas escolas é uma estratégia essencial dentro das diretrizes da Atenção Primária à Saúde, possibilitando a realização de ações de prevenção e promoção da saúde bucal.

“Trabalhar com crianças em fase escolar nos permite não apenas prevenir agravos, mas também consolidar hábitos saudáveis que impactam diretamente na qualidade de vida e no desenvolvimento integral do indivíduo. É uma abordagem que une clínica, educação em saúde e responsabilidade social”, ressaltou a coordenadora. 

Sair da versão mobile