Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

OAB repudia atitude “desrespeitosa” de secretário com advogado em audiência sobre Código Tributário na Câmara de Gurupi

Fachada da sede da OAB do Tocantins

Sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (Foto: Divulgação)

A subseção de Gurupi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu nesta sexta-feira, 2, uma nota de repúdio contra o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Salustriano Lucas Marquez Lemes. O gestor teria se dirigido de forma “injustificada e desrespeitosa” ao presidente da Comissão Estadual de Direito Tributário da OAB do Tocantins, Alexander José Bueno Telles. O episódio ocorreu durante a audiência pública de quinta-feira, 1º, que debateu o Projeto de Lei que institui o novo Código Tributário.

INADMISSÍVEL

Conforme a nota da subseção, advogados deixaram o Plenário da Câmara de Gurupi como “ato de solidariedade” a Alexander José. “O presidente da comissão estadual de Direito Tributário da OAB, no exercício institucional que lhe compete, representou no ato público os interesses da advocacia tocantinense e da sociedade civil gurupiense. É inadmissível e grave a ofensa e o desrespeito a um representante da Ordem, no exercício da representação que lhe compete, sobretudo originada de um agente público municipal”, dispara a nota.

ANÚNCIO

A Coluna do CT acionou o secretário Lucas Lemes e aguarda manifestação.

Leia a íntegra:

“A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL DO TOCANTINS, por meio do seu Conselho Estadual, a SUBSEÇÃO DA OAB GURUPI e sua Diretoria, vêm manifestar o seu veemente repúdio à manifestação injustificada e desrespeitosa do Secretário Municipal de Planejamento e Finanças de Gurupi – TO, Salustriano Lucas Marquez Lemes, proferida no dia 01 de dezembro de 2022 relacionadas ao Presidente da Comissão Estadual de Direito Tributário da OAB/TO, Alexander José Bueno Telles (OAB/TO Nº. 6.441), em reação à apresentação técnica sobre o Projeto de Lei Complementar n• 003/2022 em discussão na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Gurupi-TO.

Na ocasião, como ato de solidariedade, advogados e advogadas presentes decidiram deixar o plenário da Câmara Municipal de Gurupi ainda durante a audiência pública sobre o tema.

O presidente da comissão estadual de Direito Tributário da OAB, no exercício institucional que lhe compete, representou no ato público os interesses da advocacia tocantinense e da sociedade civil gurupiense.

É inadmissível e grave a ofensa e o desrespeito a um representante da Ordem, no exercício da representação que lhe compete, sobretudo originada de um agente público municipal.

A OAB/TO e a Diretoria da Subseção da OAB Gurupi repudiam e informam que adotarão institucional, administrativa e judicialmente as medidas necessárias contra o referido agente público municipal com o objetivo de reafirmar sua intransigência em relação a dignidade e independência da representação institucional da OAB, nos termos e na amplitude garantida em lei.

Gurupi – Tocantins, 02 de dezembro de 2022

Victor Schmitz 
Presidente da OAB Subseção de Gurupi – TO

Gedeon Pitaluga Júnior
Presidente da OAB – Tocantins”

Sair da versão mobile