Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Procon do Tocantins monitora preços de mais de 1.400 produtos em oito municípios para evitar publicidade enganosa na Black Friday

Equipe do Procon do Tocantins monitora preços (Foto: Kaliton Mota/Secom)

Servidores do Programa de Defesa do Consumidor do Tocantins (Procon) realizaram vistorias na quinta-feira, 5, sexta-feira, 6, e nesta segunda-feira, 8, para verificar preços de 1.406 produtos de 124 empresas espalhadas por Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Tocantinópolis, Dianópolis, Paraíso e Colinas do Tocantins. A ação do órgão visa coibir a prática de publicidade enganosa na época da Black Friday, última sexta-feira de novembro em que o comércio tende a oferecer descontos. Originária dos Estados Unidos, a data foi incorporada ao calendário brasileiro.

Objeto da vistoria

Entre os itens verificados estão: carros, motos, celulares, tablets, notebooks, perfumes, relógios, óculos, roupas, calçados, liquidificador, airfryer, secador, escova elétrica, batedeira, cafeteira, bicicleta, bola, sofá, mesa, sanduicheira, fogão, armário, refrigerador, celular, notebook, perfume, ventilador, televisão, forno elétrico e aspirador. 

ANÚNCIO

Evitar dissabores

A gerência de fiscalização do órgão explica que o objetivo principal do monitoramento é evitar a maquiagem dos preços anunciados. Para o superintendente do Procon do Tocantins, Walter Viana, a Black Friday é o momento em que o consumidor deve aproveitar para adquirir aquele produto que deseja, mas que, devido ao valor do momento, foi deixando de lado. “Para evitar dissabores e prevenir arrependimentos, nós apelamos para que o consumidor faça um planejamento com antecedência, estabelecendo prioridades. Verifique os preços em vários estabelecimentos e, principalmente, busque a melhor forma de pagamento”, norteou.

Sair da versão mobile