Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Semarh recebe Consórcio do Rio Manoel Alves para discutir implantação de aterro sanitário; grupo busca R$ 150 mil para estudo de viabilidade

Secretária do Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, em reunião com representantes do do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves

Secretária do Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, em reunião com representantes do do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (Foto: Divulgação/Semarh)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) recebeu nesta segunda-feira, 13, representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves para discutir a implantação do aterro sanitário que vai beneficiar seis dos dez municípios que integram o grupo; sendo eles: Chapada da Natividade, Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Rio da Conceição, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Taipas, Conceição do Tocantins e Taguatinga.O encontro foi marcado pela apresentação do panorama das ações já realizadas, como estudos gravimétricos e audiências públicas. As representantes discutiram ainda, uma estratégia para busca dos recursos de R$ 150 mil reais que serão necessários à elaboração do plano de execução e estudo de viabilidade, além da parceria para o projeto de implantação do aterro sanitário.

Consórcio multifinalitário

Titular da Semarh, Miyuki Hyashida se dispôs a oferecer apoio na busca dos recursos necessários, para o avanço do plano. “As ações iniciais do Consórcio estão bem adiantadas e a implantação desse aterro vai beneficiar seis municípios da região. A Semarh vai somar esforços para que sejam reunidos recursos necessários à implantação dessa unidade”, afirmou A secretária-executiva do consórcio, Raquel Macêdo, de Almas, pontuou que o grupo é multifinalitário e, portanto, uma das pautas relevantes é o plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos. “Com as ações já realizadas, agora buscamos recursos e parcerias, para atender a perspectiva de implantação do aterro sanitário. Estamos elaborando o plano intermunicipal e o estudo de viabilidade técnica do terreno, para buscar emendas que vão subsidiar a execução da unidade”, enfatizou.

ANÚNCIO

Deliberação

A gerente de Gestão de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Azevedo Pacheco, propôs o intercâmbio de experiência, com o agendamento de uma visita técnica, para que a equipe do consórcio possa conhecer a estrutura do aterro municipal de Palmas e do aterro privado de Porto Nacional.

Sair da versão mobile