Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Sesau diz que abre licitação ainda este mês para finalizar 1ª etapa do HGG, que pode funcionar parcialmente ainda em 2023

Comitiva de gestores da Secretaria da Saúde e de deputados estaduais vistoriam unidades de Gurupi (Foto: Divulgação/Sesau)

O titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Afonso Piva de Santana, e o secretário-executivo da pasta, Luciano Lima Costa, visitaram o Hospital Regional (HRG) e as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG) neste domingo, 7. A dupla esteve acompanhada dos deputados estaduais Eduardo Fortes (PSD) e Gutierres Torquato (PDT), bem como do diretor-geral do HRG, Fernando Mota.

VISITA DE ROTINA

Afonso Piva falou sobre a visita. “Faz parte da rotina que adotamos, de domingo a domingo, com idas às unidades hospitalares, para que tenhamos a prestação dos serviços de saúde com a qualidade que a população tocantinense merece. Aqui pudemos ouvir as equipes, alinhar algumas ações com a direção do hospital para que os usuários do Sistema Único de Saúde tenham um acolhimento cada vez mais humanizado e eficaz”, disse.

ANÚNCIO

PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONCLUSÃO

Sobre o HGG, o gestor informou que já está marcado para este mês o processo licitatório para finalização da primeira etapa. “Que precisou ser readequada a parte elétrica, para que ele passe a funcionar ainda este ano, com a transferência de parte do HRG. A conclusão do HGG é uma das prioridades estabelecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e estamos trabalhando para isso”, pontuou o secretário.

OBRAS DO HGG

Em 2020, a obra chegou a ter 20 leitos em funcionamento, inclusive de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19, de forma provisória, sem as especificidades dos demais serviços de saúde. A estrutura apresentou necessidade de adequações, as quais foram estudadas pela equipe da Diretoria de Arquitetura e Engenharia dos Estabelecimentos de Saúde (DAEE/SESAU), com apoio dos técnicos da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), a fim de evitar problemas no funcionamento, os quais possam refletir na população atendida. Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Geral de Gurupi contará com blocos do pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A obra terá capacidade total de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.

Sair da versão mobile