Ícone do site Cleber Toledo – Coluna do CT

Tocantins vai sediar em 2024 Encontro de Comitês de Bacia Hidrográfica da Região Norte

Reunião entre secretário do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, com presidentes comitês de bacias hidrográficas tocantinenses (Foto: Marcel de Paula/Semarh)

O Tocantins vai sediar o próximo Encontro de Comitês de Bacia Hidrográfica da Região Norte. Em reunião na quinta-feira, 16, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, deliberou que o evento acontecerá em Palmas de 4 a 8 de novembro de 2024. “Por diversos motivos, entre eles o fato de termos seis comitês em atividade no Tocantins, enquanto os demais estados somam apenas quatro. Nós estamos preparados para sediar esse encontro regional, uma oportunidade de compartilhar experiências e demonstrar para o Brasil como é feita a gestão dos recursos hídricos aqui, de forma compartilhada e responsável, especialmente com a parceria dos comitês”, ressaltou.

DELIBERAÇÃO RECENTE

Na última edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em agosto deste ano, o Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH), responsável pela organização do evento, deliberou a realização de encontros regionais a cada dois anos, enquanto a edição nacional passa a ser realizada a cada três anos.

ANÚNCIO

AVAL PRÉVIO

A presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Teresa, Maria Cristina Bueno Coelho, que também ocupa a vice-presidência do FNCBH, comemorou. “É uma oportunidade para os membros dos comitês de outros estados que vão estar aqui entendendo como funciona a gestão de recursos hídricos e como atuam os comitês de bacia do nosso estado”, disse. Nenhum outro estado da região se candidatou. A aprovação da realização no Tocantins já tem o aval prévio da direção do FNCBH.

PRESENTES

Estiveram presentes na reunião também os presidentes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Mário Roberto, da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, Mário Sena, e da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Jair da Costa.

Sair da versão mobile