O Tocantins no Almanaque Santo Antônio – 2021
Publicação campeã de vendas pela Editora Vozes, uma das maiores editoras do país, o “Almanaque Santo Antônio – 2021″, sob a coordenação de Frei Edrian Josué Pasini, traz colaborações deste titular desta Coluna Livros & Cia.
Há mais de quatro décadas
O livro é publicado há 44 anos e faz muito sucesso por ser uma espécie de minibiblioteca popular, sendo que participamos desta publicação há 29 anos consecutivos. No Almanaque, o leitor vai encontrar de tudo um pouco: curiosidades, datas comemorativas, dicas de culinária, noções de ecologia, educação, folclore, passatempo, saúde, além de fatos que marcaram a história brasileira e universal e muito mais.
Multitemático
Credita-se o sucesso desse Almanaque à sua linguagem lúdica e de fácil assimilação, sendo uma publicação multitemática, rica em sabedoria científica e popular. Sempre novo e atual, a obra é indicada para a família, para o estudante e para o professor.
Sobre os Almanaques
A cultura de almanaque pode ser uma via facilitadora para a ampliação do conhecimento humano, já que trata de assuntos diversos, apresenta saberes e desperta a sede de curiosidade. Ao abrirmos um exemplar temos contato com o seu rico conteúdo que nos diz muito em poucas palavras, mostra-nos a direção e nos fala de coisas que auxiliam o nosso modo de viver. Sua utilidade consiste em nos ajudar a ver o mundo na ótica do bom saber, na ética das boas escolhas.
A literatura tocantinense em evidência
Esse período de pandemia em que estamos atravessando parece que não tem sido empecilho para a produção literária no Tocantins. Pelo contrário, nossos literatos têm buscado formas de se reinventar e, com isso, começam a surgir novas alternativas que contribuem para dar mais visibilidade à literatura tocantinense contemporânea.
Iniciativa corajosa
Um bom exemplo disso, é a iniciativa corajosa do professor-doutor Pedro Albeirice, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, que, num esforço hercúleo, tendo o apoio de abnegados colaboradores, lançou no dia 22 os cinco volumes que integram a obra Literatura Tocantinense – Entrevistas (Ed. Veloso), na qual é traçado o perfil de mais de 100 escritores do Tocantins, muitos dos quais, inclusive, mesmo talentosos, se encontravam no obscurantismo e que agora passam a contar com mais visibilidade.
Sucesso de lançamento
O lançamento dos cinco volumes organizados por Albeirice aconteceu por meio de uma live no Google Meet e que teve a proeza de reunir quase uma centena de participantes não só do Tocantins, mas, também, do país afora e, até, do exterior. Para adquirir a coleção é só entrar em contato com o professor Albeirice pelo WhatsApp (63) 9 9204 1566.
— Clique neste link para assistir o lançamento da obra.
Uma das fundadoras da AGL, professora Wita Maria morre em Gurupi
Uma das fundadoras da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupava a cadeira de n° 9, a professora e poetisa, Wita Maria da Luz Souza, faleceu aos 78 anos. Ela era mãe do também poeta e compositor Jair Martins de Souza Júnior, mais conhecido como Júnior Parriul.
A trajetória
Natural de Miracema do Norte, hoje, Miracema do Tocantins, Wita estava aposentada como professora da Rede Estadual de Educação do Tocantins. Ela publicou um livro individual e participou de três edições do anuário de Poetas e Escritores de Gurupi, organizado pelo hoje vice-presidente da AGL, Eliosmar Veloso. Também era uma assídua participante de certames literários em Gurupi, cidade onde viveu por 35 anos.
Arnaldo Bahia lança livro em Porto Nacional durante manhã de autógrafos
Numa publicação da Editora Página Aberta, o poeta, radialista, professor e produtor cultural, Arnaldo Bahia, lança nesta quinta-feira, 31, o livro de poesias intitulado de Telhado de Vidro.
O lançamento acontecerá em meio a uma manhã de autógrafos, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Vicentão, de Porto Nacional. Além de poesias de Bahia, o livro ainda conta com textos de autoria de convidados especiais, como Nilo Alves, Célio Pedreira, Éverton dos Andes, Eliseu Lira, e Paulo Sérgio Maya.
Credenciais do autor
Arnaldo Bahia é formado em Letras e Comunicação Social com ênfase em publicidade e propaganda. É acadêmico em marketing, radialista com passagem em várias emissoras no Tocantins. Produtor cultural, sendo responsável pela vinda de grandes nomes da música brasileira em todos os gêneros ao estado. É membro do Conselho Nacional do Cerimonial Público, poeta e professor. Foi chefe do Cerimonial da prefeitura de Palmas, 2001, 2002. Mestre de Cerimônias no Palácio Araguaia por 20 anos. Atualmente é secretário da Cultura e do Turismo em Porto Nacional.
Registro do patrimônio cultural no Estado do Tocantins
Numa edição da EDUFT, a editora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), as professoras Rosane Balsan e Núbia Nogueira do Nascimento organizaram a obra Patrimônio cultural no Estado do Tocantins: materialidade e imaterialidade, tendo a participação de mais 17 professores/colaboradores, cada qual, fazendo uma abordagem do tema em tela.
Interdisciplinaridade
A obra é uma coletânea composta de estudos desenvolvidos ou concluídos sobre memória, patrimônio material e imaterial do estado do Tocantins, pela qual as organizadoras buscaram uma interdisciplinaridade com autores em diversas áreas do conhecimento para múltiplos olhares sobre o patrimônio.
Rememoramento
Ainda segundo as organizadoras, a obra retrata, nos 11 capítulos, a história e o rememoramento dos tocantinenses sobre sua cultura, tradição e identidade como forma de expressão e registros que constituem ferramentas de apoio à preservação do patrimônio nacional, sendo “um convite à leitura de diferentes temporalidades vivenciadas em diferentes espaços geográficos do antigo norte goiano e atual estado do Tocantins, com vários olhares nos diálogos interdisciplinares“.
Palmares de Gurupi e sua literatura de cordel
Cordelista das Alagoas, mas residente em Gurupi há muitos anos, Antônio Farias – o popular Palmares, está divulgando mais dois livrinhos de sua lavra, comprovando a efervescência da literatura de cordel na Capital da Amizade.
Soltando o verso
Palmares já publicou, até agora, 26 cordéis, todos, com temática variada. Dependendo da ocasião em que vive esse poeta popular, ele exterioriza sua inspiração e solta o verso. Agora, por exemplo, Palmares publicou pela Editora Veloso, o cordel Profissão Bombeiro em ação, no qual, em versos rimados, registra a trajetória desses profissionais que atuam na prevenção e no combate a incêndios, em situações de pânico, assim como, em ações de busca e salvamento de pessoas e bens e no desenvolvimento de atividades educativas.
Bodas de Ouro
Sempre usando de sua veia poética, e buscando homenagear um casal de amigos, Palmares também publicou Bodas de Ouro – Hermes e Gorete em cordel (Gráfica Cometa), em que faz um relato histórico de fatos que envolveram essa família até chegar aos 50 anos de feliz e abençoada união. “Parabéns, Hermes Pereira,/pelos 50 anos de casado. Parabéns, dona Gorete,/que está vivendo ao seu lado./Deus abençoe o seu lar. Que vivam bem sossegados”, escreveu Palmares.
Visagens em delegacias do Pará
As histórias de visagens e assombrações permeiam o imaginário coletivo de todas as cidades paraenses e dos mais diversos espaços (bairros, ruas, prédios históricos). E, sabendo disso, o escritor e investigador da Polícia Civil do Pará Genésio Santos resolveu reunir histórias sobrenaturais sediadas em delegacias do Estado com o intuito de estimular a leitura entre os jovens e também aproximar a população da realidade da polícia paraense.
Histórias sobrenaturais
Os relatos sobrenaturais foram compilados no livro Fantasmas das Delegacias de Polícia do Pará (Editora Paka-Tatu), que é a primeira obra da carreira de Genésio. A publicação tem prefácio do professor, escritor e pesquisador de literatura paraense Paulo Maués Corrêa. O livro reúne oito histórias sobrenaturais que se passam em delegacias.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.