Um dos reflexos diretos da eleição da Mesa da Câmara sobre a bancada federal do Tocantins é que a deputada federal Dorinha Seabra Rezende ganhou mais força no DEM e deve permanecer em definitivo no comando da legenda no Tocantins. Quem perde é o deputado Carlos Gaguim, que apostava que o presidente nacional, ACM Neto, lhe daria a batuta este ano, no sistema de rodízio que ele disse que havia sido acordado.
Gaguim com Lira, Dorinha com Baleia
Gaguim foi um dos mais ferrenhos defensores da candidatura a presidente da Câmara de Arthur Lira (PP-AL), inclusive, o acompanhou na visita ao governador Mauro Carlesse (DEM), no Palácio Araguaia. Dorinha ficou com Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do ex-presidente Rodrigo Maia (DEM).
ACM rompe com Planalto
Como o DEM liberou a bancada a apoiar Arthur Lira, tudo poderia ter terminado bem. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro nomeou um aliado de ACM Neto, deputado João Roma (Republicanos-BA), ministro da Cidadania, e o político baiano não gostou e rompeu com o Palácio do Planalto, de quem Gaguim é fiel escudeiro.
De bem com todos
Com isso, Dorinha ganha força nas duas correntes do DEM (a de ACM Neto e de Maia) e é pouco provável que fique sem a presidência da legenda no Tocantins.
Outras legendas
Gaguim já estaria sondando outras legendas. Duas estariam no foco, o Republicanos e o PSL.