A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de terça-feira, 9, que autorizou a Prefeitura de Palmas a participar do consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 foi encerrada com um duro e explosivo discurso da presidente da Casa de Leis, Janad Valcari (Podemos). Os alvos foram os principais parlamentares da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
Acabou a mamata
Janad Valcari reagiu às críticas que sofreu por ter decidido devolver o protocolo de intenções do Paço por considerá-lo incompleto. A parlamentar garantiu que cumpriu o ordenamento do Legislativo. “Sei que tomei uma atitude jamais vista desde o nascimento desta Casa de Leis, que foi a devolutiva de projeto de lei. Fiz o que o Regime permite, ou seja, é uma prerrogativa minha como presidente. Acabou a mamata. Esta Casa tem que ser respeitada. Não será extensão da prefeitura, e sim, independente”, afirmou.
Não menti, o projeto não estava pronto
A presidente da Casa de Leis manteve o posicionamento de que o Projeto de Lei apresentado na sexta-feira, 5, não estava completo, e voltou a citar como prova a publicação do protocolo de intenções no Diário Oficial suplementar de sexta-feira, 5, com assinatura na noite de sábado, 6. “Eu não menti, o projeto não estava pronto”, emendou. Janad Valcari também indicou que votaria o texto antes, medida que só dependia do Paço. “Deixei meu celular à disposição. Por que não foi atrás no domingo para a gente votar na segunda-feira? Porque não estava pronto”, reforçou.
Não venderei meu voto
Os vereadores da base da prefeita não foram poupados do discurso da presidente. Janad Valcari condenou a nota de Laudecy Coimbra que a acusa de ter “rasgado” o Regimento Interno (RI) e desrespeitado colegas de Parlamento na sessão de sábado, 6. “Eu cumpri o RI e vou cumprir sempre. A senhora disse que desrespeitei o vereador. Se cumprir a Lei e não trocar votos por cargos ou favores é desrespeitar, desrespeitei sempre, mas não venderei meu voto”, disparou.
Office boy da prefeita
Folha Filho (Patriota) foi outro alvo de Janad Valcari. A presidente da Câmara de Palmas voltou a garantir que foi o colega que recebeu a devolução do Projeto de Lei e que foi o responsável por corrigí-lo, isto a pedido de Cinthia Ribeiro. “Foi entregue na mão do vereador Filho [Filho, Patriota], e o office boy da prefeita veio entregar para mim a documentação que faltava”, provocou.
Caminhão lotado de honestidade
Mas de todos os alvos, o líder da prefeita na Câmara, Rogério Freitas (MDB), foi o mais citado pela presidente. Janad Valcari abusou do tom irônico para falar do emedebista. “Eu me sinto lisonjeada em ver o vereador como o senhor subir aqui nesta Tribuna e vir falar de conhecimento, barraco, de circo, que eu rasguei o Regimento Interno. Até porque é uma pessoa séria, respeitada pelo voto, íntegra, é um caminhão lotado cheio de honestidade”, elencou.
LEIA MAIS
Usou cargo da presidência para buscar seus interesses
Janad Valcari aproveitou para atacar alguns atos da gestão de Rogério Freitas (MDB) como presidente da Casa. A parlamentar questionou gastos de R$ 1,5 milhão com tendas feitas na administração do emedebista e lembrou da época em que a Casa de Leis ficou por meses sem apreciar qualquer matéria após deixar vetos da prefeita vencerem. “Em 2018 travou a pauta por 6 meses, em troca de que, vereador? Uso o cargo da presidência para buscar seus interesses. Foi muito estranho. Acho que atingiu seu objetivo, porque a pauta, bum!, abriu”, comentou.
Dupla perfeita
A presidente da Câmara de Palmas voltou a usar a ironia para atacar membros da base. Janad Valcari chegou a afirmar que “não tinha pessoa melhor para ser líder” do que Rogério Freitas, já que o emedebista seria “a cara da gestão de Cinthia Ribeiro”; e se referiu a Folha Filho como “o verdadeiro defensor da Carta Magna” e que por isto teria sido o nome do Paço para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “É uma dupla perfeita. Tipo Bebeto e Romário, Jardel e Paulo Nunes”, comparou a parlamentar com grandes parcerias do futebol.
Se grito desse resultado, leitão não morria
Janad Valcari encerrou o discurso com mais críticas aos parlamentares da base do Paço. “Agora acabou a palhaçada, vocês me respeitem. Não é porque sou mulher que vou baixar a minha cabeça não. Não tenho medo, não tenho mácula. Se grito desse resultado, leitão não morria. Subir aqui na Tribuna para fazer cobranças sérias não tem capacidade. O engraçado é que nenhum de vocês sobe aqui para nada. Foram eleitos para defender o povo, não para defender os interesses da prefeita. Esta Casa aqui agora tem ordem”, encerrou.
Fraudadora de licitação
Rogério Freitas tentou responder ainda na sessão e disse que estava inscrito para usar a Tribuna, pedindo para que Janad Valcari “não fugir” do debate, mas a presidente encerrou a sessão em seguida. Apesar do fim da reunião, a transmissão da Câmara de Palmas ainda captou um ataque do emedebista. “A profissão do seu marido é vender nota. Você fraudadora de licitação, denunciada pelo Ministério Público”, chegou a dizer. O vereador também pediu para a CCJ “agir”.
Assista o discurso da vereadora: