Pela plataforma virtual Clube de Autores, a escritora tocantinense Cleude Guedes acaba de lançar dois livros de sua autoria. O primeiro é voltado ao leitor infanto-juvenil: trata-se de Cabelo de trança (poesias), no qual a autora faz uma longa viagem pelas suas lembranças, trazendo à tona, reflexões acerca da sua maneira de ver o mundo e as coisas ao seu redor, capaz de transmitir as emoções vividas durante sua infância de sonhos e esperança em uma cidade e época ainda distantes do mundo digital.
Adaptação para o período de pandemia
Já o segundo livro que a autora lançou, desta feita, em segunda edição foi Estrela, Estrelinha, relato de seu projeto de contação de histórias e que ganhou versão musical adaptada para este período de pandemia da Covid-19. A autora ressalta que o livro traz relatos de um projeto que não se limita em apenas contação de histórias, mas que agrega uma ousadia ainda maior ao ser adaptado para o período de pandemia do novo coronavírus Covid-19.
Credenciais da autora
Cleude Guedes é natural de Ananás, cidade da região do Bico do Papagaio, extremo norte Tocantins, onde viveu até os 12 anos, mudando-se com sua família para a capital Palmas. No ano passado, a autora já havia lançado De repente um poema (Editora Veloso) e Ímpetos de borboleta – poesias livres, (Clube de Autores). É graduada em Letras-Português pela Unopar, tendo ainda se especializando em Coaching, em 2020, quando criou um projeto de contação de histórias intitulado Estrela Estrelinha, na escola Municipal onde atualmente trabalha como auxiliar de biblioteca. Está cursando especialização em contação de histórias pela Faculdade Qualis.
Registros de conflitos sociais na região do Araguaia-Tocantins
A Nagô Editora traz à lume a obra A luta por terra no Araguaia-Tocantins, de autoria do professor Eonilson Antonio de Lima, residente em Colinas do Tocantins.
Voz aos trabalhadores
A principal contribuição deste livro é dar voz aos trabalhadores, apresentá-los como sujeitos históricos, portadores de vontades, projetos e sonhos próprios, independentes do Estado e do capital.
Depoimentos
Para isto o autor mobilizou um conjunto considerável de depoimentos, colhidos por ele mesmo junto aos protagonistas daquela luta, num esforço de pesquisa que deixa um legado para todos os que se debruçarem sobre este tema.
Ave, Zacharias Heyes!
“Em Casa Comigo Mesmo: Guia para Reequilibrar o Corpo e a Alma“, de Zacharias Heyes, autor de vários livros, já está disponível no Brasil pela Editora Vozes.
Apontando caminhos
A ideia principal deste livro é apontar caminhos de como um ser humano pode ser seu próprio conselheiro, sentir-se em casa consigo mesmo e cuidar de seu corpo e de sua alma num tempo flexível e acelerado, em que muitos se sentem desprovidos de um lar e de uma pátria.
Sobre o autor
Zacharias Heyes, que já esteve no Brasil ministrando palestras, além de escritor é monge da Abadia de Münsterschwarzach, na Alemanha. Estudou Teologia em Münster e em Würzburg, e trabalhou por dois anos como missionário na Entwicklungshilfe, entidade humanitária voltada ao desenvolvimento da África Oriental. Por muitos anos, esteve envolvido no trabalho com jovens e professores religiosos do mosteiro e conselheiros escolares.
Os contos de Thereza Batista ganham vida em Araguaína
De Araguaína, a professora e escritora Thereza Batista nos apresenta o seu livro de contos As fascinantes Histórias de Amor (Editora Veloso).
Contar bem uma história
O livro de Thereza Batista, segundo prefácio assinado pelo professor da UFT/UFNT Pedro Albeirice, é fruto de uma preocupação em contar bem uma história, lembrando que mais do que contar bem, existe uma preocupação com a iniciação do leitor.
Formando leitores
“Thereza Batista ama a Educação. Ela quer ver mais jovens lendo. Ela quer formar leitores. E sua obra vai ao encontro do objetivo de viabilizar um texto agradável, que prenda a atenção e seja um incentivo a que o leitor saia dele com vontade de ler mais e mais”, destacou Albeirice.
Perfil
Thereza Batista possui várias especializações na área da Educação. Como servidora pública do Estado do Tocantins foi Docente, Orientadora, Educacional, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Financeira e Diretora. Atualmente, é Coordenadora de Programas e Projetos no Colégio Estadual Dr. Hélio S. Bueno, em Araguaína.
Frei Luiz Pinheiro Sampaio e a poesia escrita com sentimento
Pela Editora da PUC de Goiás, o frei Luiz Pinheiro Sampaio, que durante certo tempo morou em Caseara, aqui no Tocantins, e hoje se encontra em Goiânia (GO), lançou o livro Poesia do Agreste, com uma seleção esmerada de poemas, resultado de percepções sensíveis e que vale a pena serem lidos.
Linguagem leve
Ele diz que essa obra ganhou corpo no terreno fértil do poeta e que oferece conteúdo maduro nas imagens em linguagem leve, com expressões sensíveis e valentes, alentadoras e humoradas. “No livro procuro abordar os aspectos relativos às inquietações subjacentes ao jeito de sermos, de vivermos de sentimentos e de pensamentos”, esclarece o autor.
Produção literária
Além de Poesia do Agreste, Luiz Pinheiro Sampaio tem publicado Poesia de Resiliência (2014), Poesia de Insurgências (2016), Poesia de Convergências (2017), Horizontes Franciscanos – Janelas para um mundo novo (2019) e Poesias de Acontecências (2019), todos publicados pela Editora da PUC de Goiás.
O que o vereador faz?
A dupla do riso Nilton Pinto e Tom Carvalho pegou carona no cordel O que o vereador faz?, de autoria de Francisco Olimpio de Andrade, o popular Chico Poeta, de Aliança do Tocantins e que hoje reside em Goiânia (GO). Ficou muito bom. Confira o vídeo:
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.