O Centro Especializado em Anestesiologia e Cirurgia Ortopédica de Palmas Ltda (Ceacop) está colocando à disposição da Prefeitura de Palmas espaço para a instalação de dez leitos de UTI, “de forma gratuita, desde que efetivamente seja desonerado os cofres públicos no montante correspondente ao ônus financeiro do espaço ora cedido”, segundo a manifestação de quinta-feira, 18, do advogado da entidade, Thiago Perez Rodrigues.
Tentativas soturnas
O espaço cedido está de posse da Ceacop há dez anos e ocupa o centro de uma briga entre o grupo e o Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), que fica ao lado. O centro acusa o IOP de ter já tentado por duas vezes invadir a área. “Duas tentativas soturnas de invasões praticadas em dias e horários noturnos para dificultar a defesa da posse do Ceacop”, diz a nota do advogado.
Ofertou 20 leitos
O centro lembra que, por meio do Hospital Santa Thereza, já ofertou 20 leitos ao SUS, destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. “Na mesma oportunidade em que a Defensoria Pública, por meio de ação judicial, buscava com os particulares a disponibilização de leitos”, afirma a nota.
Teria oferecido área do Ceacop
Segundo o grupo, o IOP/MAP “recusou terminantemente a tal colaboração”, no entanto, “disponibilizou a atender pacientes particulares de outros Estados, reduzindo a oferta local, conforme noticiado à época”. Agora, o instituto teria oferecido ao município, para instalação de UTIs, uma área de propriedade do Ceacop, conforme o diretor do centro, o médico Luiz Teixeira. “O que teria mudado na postura dos requerentes [IOP] neste período?”, questiona a manifestação do advogado.
LEIA MAIS