O péssimo desempenho do Brasil na condução da pandemia da Covid-19 foi tema de discurso do deputado estadual Zé Roberto (PT) na sessão de terça-feira, 16, da Assembleia Legislativa. Ao falar da política negacionista do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o petista acabou criticando os militares por considerá-los um dos grupos responsáveis por espalhar informações falsas sobre a crise epidemiológica. A manifestação gerou nota de repúdio da Federação das Associações dos Praças Militares do Tocantins (Faspra).
Esparramadores de mentiras
Segundo Zé Roberto, membros das forças de segurança, como as polícias Militar (PM), Federal (PF) e Civil (PC), são alguns dos pilares do “bolsonarismo”, colocando-os ao lado das igrejas evangélicas, empresários e do agronegócio. “Esparramadores das calúnias, das mentiras e dos fake news [notícias falsas]. Estes são os grupos de WhatsApp que atingem 60 milhões com mentiras, […] que fica batalhando contra o isolamento social, contra a vacina”, afirmou em discurso.
Bando de gente louca e despreparada
O deputado seguiu com um discurso duro contra os militares, em especial do Exército. “O mito de que militar das forças armadas era competente caiu por terra. Um bando de gente louca despreparada; de general, coronel, capitão que não tem a mínima noção de nada”, disse Zé Roberto sobre uma das situações que considera ter sido expostas nesta pandemia.
Feio e constrangedor
Em nota, a Faspra repudiou o que chamou de discurso “fajuto” e questiona prioridade do parlamentar, que deveria, segundo alega, estar preocupado em destinar emendas para a saúde. “Os profissionais trabalham 24 horas por dia para zelar sua segurança e da sua família, além de atender ocorrências exclusivas da Covid-19, sem ter direito à prioridade na vacinação e é dessa forma que o senhor, que jurou publicamente cuidar do povo tocantinense, se comporta? É demasiado feio e constrangedor, deputado Zé Roberto. Se informe do trabalho árduo da Polícia Militar”, disse a federação.
Assista a íntegra do discurso do deputado:
Leia o repúdio da Faspra:
“FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS MILITARES DO ESTADO DO TOCANTINS (FASPRA-TO)
Um absurdo ter que ver o deputado estadual Zé Roberto Lula (PT) atacar as forças de segurança em plena pandemia!
Nós, da Federação das Associações dos Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO), repudiamos firmemente o discurso fajuto do referido parlamentar, onde responsabiliza os militares por “esparramar calúnias, mentiras e fakenews”.
Como parlamentar, deveria estar preocupado em salvar vidas, buscando destinar emendas para a saúde, viabilizando leitos de UTI, a vacinação para todos os tocantinenses e não, rechaçando a classe militar que tem encarado de frente o cenário pandêmico cruel.
Muitos militares do Tocantins já se foram e outro tanto está doente.
Os profissionais trabalham 24 horas por dia pra zelar da sua segurança e da sua família, além de atender ocorrências exclusivas da Covid-19, sem ter direito à prioridade na vacinação e é dessa forma que o senhor, que jurou publicamente cuidar do povo tocantinense, se comporta?
É demasiado feio e constrangedor deputado Zé Roberto.
Se informe do trabalho árduo da Polícia Militar no Estado do Tocantins, e nos respeite como cidadãos e profissionais.
Entidades filiadas à FASPRA-TO
*Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO)
*Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS PORTO NACIONAL)
*Associação de Defesa e Apoio Jurídico aos Militares do Estado do Tocantins (ADPMETO)
*Associação dos Praças do Bico (ASPRA BICO).