O vice-prefeito de Porto Nacional, Joaquim Pereira (Republicanos), divulgou vídeo nas redes sociais para manifestar insatisfação com a gestão de Lorena Martins à frente da Secretaria Municipal de Saúde. A indignação do gestor deve-se à falta de um veículo para transportar pacientes do distrito de Luzimangues ao centro da cidade para realização de exames. Conforme narrado, o problema persiste há 15 dias.
Saúde tem pressa
Joaquim do Luzimangues, como é conhecido, disse entender que imprevistos acontecem e podem prejudicar o serviço público, mas contesta a demora para solucionar o problema. O republicano sugeriu a utilização de ônibus escolares e, se não possível, a locação de um novo veículo enquanto o outro está no conserto. “Saúde tem pressa, é de hoje para amanhã. Não tem que esperar licitação para fazer motor de van. Tem que fazer acontecer, senhora secretária. Estou indignado da forma como está tratando a saúde”, disse.
Não estou satisfeito em nada
O republicano ainda reforçou que o fato de fazer parte da administração não o fará se furtar de criticar os errso. “Então, porque sou vice-prefeito do Ronivon [Maciel,PSD] vou ter que fechar os olhos, fazer de conta que não está acontecendo nada e que está tudo às mil maravilhas? Não está. […] Não estou satisfeito em nada. Se minha opinião basta, deixo aqui meu repúdio”, afirmou.
Prefeitura não comenta opinião individual
Acionado pela Coluna do CT, o Paço não quis comentar as críticas do vice-prefeito, apenas exaltou o trabalho executado pela pasta nesta pandemia de Covid-19. O caso específico citado por Joaquim dos Luzimangues também não foi repercutido. “A prefeitura se reserva ao direito de não comentar a opinião individual de qualquer pessoa que seja; seguimos firmes no propósito de fazer o melhor pela coletividade”, escreveu.
Confira a íntegra do vídeo:
Leia a íntegra da nota da Secretaria da Saúde de Porto Nacional:
“Nota de Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Porto Nacional vêm a público esclarecer que a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da gestão, tem realizado um trabalho de excelência em atenção básica e tem se empenhado grandemente no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia da Covid-19. As ações da Secretaria envolvem desde a fiscalização com objetivo de conter a circulação do vírus e evitar um colapso na rede de saúde; a imunização com a vacinação por faixa etária; o monitoramento a pacientes com Covid; o Covidário funciona de segunda a segunda, das 07h às 19hs em regime de plantão, onde são atendidos pacientes com suspeita de Covid, pacientes positivos e pacientes para as altas, tendo em média 130 atendimentos por dia, já chegando a atender até 239 pessoas num único dia – com uma equipe composta por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e administrativo; além disso, estão sendo implantados mais 11 leitos clínicos para atender a pacientes com Covid, com laboratório, tomografia, raio X de tórax, aos pacientes internados; as Unidades Básicas de Saúde mantém o atendimento a síndromes gripais e testagem de pacientes suspeitos; o plano de contingência do município e o tratamento da doença está sendo revisado pelos médicos infectologistas e equipe técnica da Secretaria Municipal de saúde, com embasamentos científicos; o CEME – Centro de Especialidades Médicas, apesar de estar realocado continua em atendimento normal.
Desta forma, ressaltamos e engradecemos o trabalho realizado pela secretaria de saúde neste momento de pandemia e enfatizamos que as ações da mesma demonstram o comprometimento da equipe em promover e possibilitar a população portuense um atendimento humanizado e de qualidade.
A Prefeitura se reserva ao direito de não comentar a opinião individual de qualquer pessoa que seja; seguimos firmes no propósito de fazer o melhor pela coletividade.”