A resposta às críticas do vereador Folha Filho (Patriota) aos colegas Rubens Uchôa (Cidadania) e Joatan Silva (Cidadania) veio na sessão desta terça-feira, 6, da Câmara de Palmas. Na sessão anterior, o patriota chamou os parlamentares de “fujões” e “covardes” por não terem comparecido na reunião que apreciou o veto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) à data-base dos servidores do Legislativo.
Não somos covardes
Apesar de justificar a ausência por ofício, Rubens Uchôa foi à Tribuna para explicar novamente. “Não foi possível eu estar aqui na sessão. Passei muito mal, uma crise alérgica muito forte”, disse o vereador, destacando a necessidade de reforçar os cuidados com saúde diante da pandemia da Covid-19, sob o risco de acabar contaminando os colegas. “Não somos covardes”, reagiu o vereador, também defendendo o colega Joatan Silva.
Falta de comunicação gera desconfiança
Rubens Uchôa não citou diretamente Folha Filho, mas lamentou a decisão do colega de questionar a ausência sem procurar compreender as razões. “A falta de comunicação faz gerar esta desconfiança. É preciso que os colegas tenham esta preocupação na hora da fala e também de procurar a gente para saber o real motivo”, disse o parlamentar.
Quem te ataca hoje, amanhã pode bater na sua porte
Joatan Silva pediu parte do discurso de Rubens Uchôa para também se defender. “Vossa excelência falou um termo importante: respeito, que infelizmente faltou em algum parlamentar”, disse, sem citar nomes. “Jamais, nunca, o vereador Joatan irá subir para falar de um parlamentar. Ele tem coragem e coragem de sobra. Não sou covarde, sou homem”, continuou o parlamentar, que encerrou a manifestação com um aviso: “Tudo isto é passageiro e o mundo dá muitas voltas. Quem te ataca hoje, amanhã pode bater na sua porta”.
Solidariedade
Líder da prefeita na Câmara, Rogério Freitas (MDB) pediu para que Rubens Uchôa fique “tranquilo”. “Tenha em seu coração o profundo respeito que todos nós nutrimos por vossa excelência”, disse. Também da base, Laudecy Coimbra também saiu em defesa dos colegas atacados por Folha Filho. “Não concordo com este tipo de atitude, sou contra este tipo de postura. Temos que manter minimamente a boa convivência e o respeito entre os colegas”, disse.