Por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governador Mauro Carlesse (DEM) reforçou nesta quinta-feira, 8, que os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) estão prontos já neste sábado, 10. Ao comentar falar da ampliação da assistência hospitalar, o chefe do Executivo aproveitou para destacar a atuação do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB).
Reivindicação de Antônio Andrade
Mauro Carlesse defendeu a atuação do parlamentar na articulação e defesa do município, em especial, em relação à assistência hospitalar para pacientes com Covid-19. “O deputado Toinho Andrade nos trouxe essa reivindicação dos leitos de UTI para Porto Nacional, e nós entendemos ser importante implantar para atender a população da região”, disse em material da Secom.
Só a vacina garante a imunização
Antônio Andrade esteve no Palácio Araguaia na tarde de quarta-feira, 7, para debater a implantação dos leitos de UTI em Porto Nacional. “Essa é uma luta antiga que agora está se tornando realidade. Não é uma situação para se comemorar, estamos numa pandemia e todos nós estamos sofrendo, perdendo amigos e entes queridos. […] É preciso que todos continuem tomando todos os cuidados, pois só a vacina garante a imunização,” frisou o presidente da Assembleia.
Vicentinho Júnior queria reconhecimento do Palácio Araguaia
Apesar do destaque dado a Antônio Andrade, é o deputado federal Vicentinho Júnior (PL) que cobra reconhecimento do Estado pela implantação das 10 UTIs em Porto Nacional, pois garante que esteve no Ministério da Saúde (MS) por uma semana para conseguir a ampliação da rede hospitalar no município. Até vídeo com o ex-ministro Eduardo Pazuello foi utilizado como prova. O parlamentar chegou a convocar uma coletiva para cobrar reconhecimento do Palácio Araguaia.
A estrutura
Os dez leitos de terapia intensiva no Hospital Regional de Porto Nacional serão gerenciados e operacionalizados pela Innmed Gestão em Saúde. O contrato do Estado com a empresa é de R$ 5.188.120,80 por 180 dias.