O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou na tarde desta sexta-feira, 9, um acordo de fornecimento para aquisição de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19. A compra está sendo feita por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e está avaliada em mais de R$ 75 milhões, recursos oriundos do próprio Tesouro Estadual.
Complemento ao PNI
Conforme o Estado, a aquisição vai complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI) encabeçado pelo Ministério da Saúde (MS) e já havia sido anunciada por Mauro Carlesse. O governador tocantinense, juntamente com os demais gestores dos estados da Amazônia Legal, já vinha negociando a compra do imunizante com a diretoria da farmacêutica União Química, responsável por produzir a vacina russa no Brasil desde o início do ano.
Cuidados ainda são necessários
Mauro Carlesse explicou que o documento assinado faz parte de um acordo com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e representa um marco importante para fazer frente à pandemia no Tocantins. “O governo está investindo na saúde, mas eu peço à população que faça a sua parte, evitando aglomerações, não deixando de usar máscara, álcool em gel e outros cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Só assim vamos sair dessa pandemia”, reforçou.
A vacina
O imunizante Sputnik V promove a imunização por meio de duas aplicações e teve 92% de eficácia em estudos clínicos de Fase 3. Até o final de março, por volta de 50 países no mundo haviam liberado o uso do antígeno. (Com informações da Secom)