Eleita para ocupar a cadeira 8, na Academia Palmense de Letras (APL), cujo patrono é o escritor Guimarães Rosa, a juíza estadual do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Luciana Costa Aglantzakis tomou posse naquela douta Casa de Letras, cujo último ocupante foi o professor e escritor Fidêncio Bogo.
Novo ocupante da cadeira 4
Outro empossado na APL, foi o advogado Márcio Gonçalves Moreira, juiz membro substituto da corte eleitoral, pela classe dos juristas. Moreira passa a ocupar a cadeira de número 4. A sua patronesse é Beatriz Rodrigues da Silva, e, anteriormente, teve como sócia-fundadora a professora Margarida Lemos e também foi ocupada a segunda vez pelo imortal Mário Martins. A APL é presidida pela escritora Francisquinha Laranjeira Carvalho.
Os verbos reflexivos de Marizan Di Carvalho
Pelo selo da Editora Veloso, de Gurupi, veio a lume A vida em quatro verbos (contos), obra de autoria de Marizan Di Carvalho, residente em Palmas.
Análise e desafios
Segundo o autor, a obra é uma análise sobre os principais desafios do cotidiano, que faz o leitor refletir sobre a necessidade de resgate dos valores fundamentais na vida, como amor, amizade, resiliência, fé e esperança, tendo como base os pilares da Inteligência emocional: conhecimento e controle das próprias emoções, relacionamento, automotivação e empatia.
Poeta com simplicidade
Assinando o prefácio da obra, a professora Maria de Lourdes Leôncio Macedo, mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), destaca que Marizan “com a sua simplicidade, digna dos sábios, transcreve em suas produções luz, amor, sabedoria e vida”.
Credenciais do autor
Marizan Di Carvalho é educador, professor, escritor, poeta e palestrante. Também é autor do livro “Fio de vida e detalhes”. Pedagogo, Marizan tem especialização em Docência do Ensino Superior e Teologia. É professor e técnico em Educação na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes – SEDUC, desde 2004. Atualmente é assessor técnico na Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional e colaborador voluntário no Fórum Estadual de Educação do Tocantins – FEE/TO.
Wandercy de Carvalho apresenta Contemas
De Araguaína, o professor Wandercy de Carvalho me envia uma de suas criações literárias para a minha apreciação. Trata-se de CONTEMAS ou Cadernos de poemas de um aluno do Liceu, publicação pela Gráfica e Editora América, de Goiânia (GO). O livro nasceu em meio ao desmantelamento de esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro e tantas outras irregularidades, como aponta o autor.
Surpresas
Mesmo diante de tal temática, o autor foi criativo ao contrariar as expectativas, pois ao invés da um livro “amargo”, o leitor se depara com um conteúdo criativo e, até mesmo, divertido. É uma leitura deveras interessante. O autor classifica essa obra como uma caixa de surpresa, semelhante àquela conduzida por Pandora. O professor Wandercy consegue a proeza de nos apresentar um interessante e multifacetado conjunto de textos que enriquece ainda mais a chamada Literatura Contemporânea Tocantinense.
Perfil do autor
Autor de vários livros publicados, Wandercy de Carvalho possui graduação em Português Latim pela Universidade Federal Fluminense, (UFF), graduação em Português/ Francês pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em literatura infanto-juvenil, pela Universidade Federal Fluminense, (UFF), Especialização em Língua portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras (Estudos de Linguagens) pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Novo lançamento de Gabriel Chalita
Pela recém-criada Editora Serena, o professor e filósofo Gabriel Chalita lançou, de forma virtual, o seu novo livro Viver é Verbo.
Temáticas
Com 280 páginas, a obra traz 12 temas para refletir sobre as virtudes que nos preparam hoje para os amanhãs: esperança, coragem, compaixão, respeito, liberdade, singularidade, generosidade, resiliência, paciência, humildade, gentileza e, finalmente, amor. Temas desenvolvidos a partir do olhar de grandes pensadores da Filosofia.
Inquietudes
O livro Viver é Verbo se junta às mais de 90 obras de Chalita e nasceu a partir de inquietudes e reflexões durante o tempo da “pausa” que a pandemia nos trouxe, na qual o autor, inspirado em um curso de filosofia on-line, criado por ele mesmo, escreveu este livro.
Clube de Leitura do Sesc Tocantins
O Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, promove no dia 29, às 19 horas, mais uma edição do Clube de Leitura. O encontro que será realizado mais uma vez de forma on-line pela plataforma Google Meet, com a participação gratuita, e irá debater o livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.
Enredo
Campeão de vendas, este romance de Itamar Vieira Junior se passa na Chapada Diamantina, na Bahia, e narra a saga de trabalhadores descendentes de escravizados. A obra está sendo traduzida para sete idiomas.
Incentivo à leitura
A iniciativa tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Inscrições no link: https://bit.ly/3uyBHM6. Informações pelo telefone (63) 3212-9940/9909 ou pelo email bibliotecapalmas@sescto.com.br.
Concurso literário com premiação em dinheiro
A Fundação Cultural Pascoal Andreta, de Monte Sião (MG), há dezenove anos, promove o concurso Fritz Teixeira Salles de Poesia para poetas de todo o Brasil, objetivando incentivar a escrita nacional. As inscrições são gratuitas e a competição se divide em três categorias: infantil, juvenil e adulto, com prêmios que variam de R$ 150,00 até R$ 2.000,00. O tema deste concurso é livre e cada autor poderá competir com até dois poemas inéditos e escritos em língua portuguesa.
Confira aqui o regulamento completo.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.