O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 24, com os secretários da Saúde e Administração do município de Porto Nacional, e deputados Estaduais, Ricardo Ayres (PSB) e Cleiton Cardoso (PTC), com objetivo de firmar parceria para o atendimento do Projeto de Saúde Mental do Servidor.
Bruno Barreto, secretário da Administração, destacou a importância de ter os municípios como parceiros do Projeto, reforçando o compromisso do Governo com uma gestão municipalista. “Destaco aqui nossa satisfação em poder discutir essa parceria com os municípios e reforço o comprometimento da gestão do governador Mauro Carlesse em construir as mudanças e nos preparar para os impactos pós-pandemia. Para avançarmos nesse Projeto tão robusto, é necessário que haja a colaboração de diversas áreas, atualmente, além dos departamentos pessoais de todas as Pastas engajados, temos as parcerias com sete Instituições de Ensino Superior que possibilitam o atendimento e pretendemos ampliar essa rede de assistência em saúde mental para nossos servidores”, frisou.
No encontro, foram apresentados importantes avanços do Projeto, como o atendimento remoto iniciado neste mês de maio, que conta com uma lista de cadastro de 421 pessoas. A parceria com as Universidades possibilitou os atendimentos aos servidores de diversos órgãos, que está sendo realizado em grupos de no máximo 15 pessoas.
Para a secretária Municipal de Saúde de Porto Nacional, Lorena Martins, o projeto é de suma importância devido ao contexto atual em que vivemos, “a parceria vai fortalecer a rede de atendimento aos servidores”, frisou. A coordenadora do Caps II, Eunicelha Lemos, também aproveitou para informar a quantidade de atendimento da Unidade, atualmente, com 470 usuários, e reiterou a disponibilidade em contribuir com o Projeto da Secad.
Participaram também da reunião o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), o deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC); o secretário Municipal da Administração de Porto Nacional, Emivaldo Pires; o diretor de Regulação da SES, Robson José da Silva; a diretora da Junta Médica Oficial do Estado, Márcia Barros e o psiquiatra, Flávio Veloso.
Sobre o projeto
O projeto Saúde Mental do Servidor foi iniciado em 2020, por ocasião da pandemia por Coivid-19, e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Além dos atendimentos, o projeto também é focado na prevenção. Durante o ano de 2020 foi realizado um ciclo de lives, onde foram abordados temas motivacionais, de autocuidado e a quebra de mitos.
“Os atendimentos são todos online e para participar, o servidor deve entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgão, com a chefia imediata ou mesmo com a equipe da Junta Médica”, acrescenta Márcia Barros, diretora da JMOE. Após a solicitação, a JMOE verifica a instituição parceira disponível para o atendimento e, em seguida, é providenciado o agendamento do encontro online.
São instituições parceiras do Projeto Saúde Mental do Servidor: Ceulp/Ulbra, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Unirg, Unitepac de Araguaína, Universidade Católica de Araguaína, Itop e Unitins. (Da assessoria de imprensa)