O presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual José Roberto, foi o entrevistado desta terça-feira, 8, do quadro Conversa de Política, do jornalista Cleber Toledo. Zé Roberto revelou que o PT tem três pré-candidatos a governador para as eleições de 2022. Além do ex-deputado Paulo Mourão, o ex-suplente de deputado federal Milne Freitas e o juiz trabalhista aposentado Leador Machado, que disputou a Prefeitura de Araguaína em novembro, obtendo a última colocação, com apenas 4,2% dos votos.
Desejo do PT do TO
No entanto, o presidente petista ressaltou que essa decisão pela candidatura própria precisa estar alinhada à política nacional do partido. “Eu como presidente tenho de ter a responsabilidade de estar aberto ao diálogo, mas também de estar dentro da tática nacional para evitar desgastes. O desejo e o trabalho do PT do nosso Estado é para ter candidato a governador próprio”, ressaltou.
100% alinhado à tática nacional
Segundo Zé Roberto, a direção nacional do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, têm pedido “um pouco de tempo” para que o partido defina sua tática nacional. “E o diretório do Tocantins vai estar 100% alinhado à tática nacional. Nossa defesa junto à direção e ao presidente Lula é pela candidatura própria, mas não somos isolados da política nacional. Então, nós defendemos, fazemos esforço, estamos trabalhando, fazendo o dever de casa, para mostrar à direção nacional que temos viabilidade com uma candidatura própria”, afirmou o deputado.
Outros temas
Na entrevista, ele comentou a relação da bancada do PT na Assembleia com os governos Siqueira Campos (DEM), Marcelo Miranda (MDB) e Mauro Carlesse (PSL); a polêmica eleição da Mesa Diretora de 2011, quando o partido apoiou um candidato siqueirista — Raimundo Moreira (PSDB) — contra um nome petista — a hoje vereadora de Palmas Solange Duailibe —, e o ajuste fiscal do Estado.
Assista a íntegra da entrevista do deputado José Roberto ao quadro Conversa de Política: