Ao término de março, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) solicitou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), Adriana Aguiar, o envio de repasse extra aos Municípios destinado à manutenção da frota escolar, com vistas ao possível retorno futuro das aulas presenciais. Nesta quarta-feira, 09, Diogo Borges teve agenda com o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e com a secretária Adriana, no Palácio Araguaia, onde recebeu a confirmação do chefe do Executivo Estadual que os Municípios deverão receber brevemente os recursos extras para levantar a frota.
O transporte escolar de alunos da rede Estadual de Ensino, residentes na Zona Rural, é realizado por meio de parceria entre Estado e Municípios. Com a suspensão das aulas presenciais em quase todos os Municípios tocantinenses, em decorrência da pandemia de coronavírus, a frota encontra-se parada e, na avaliação da grande maioria dos prefeitos, carece de manutenção para que tenha condições satisfatórias de atender o transporte de estudantes.
“Os gestores dos municípios estão receosos de não conseguirem levantar a frota a tempo e tomamos a iniciativa de levar o problema ao Governo do Estado. O Governador foi sensível ao problema e mandou fazer o estudo de cada localidade e nos garantiu que fará o possível para liberar os recursos para atender esses municípios”, declarou o presidente da ATM, agradecendo ao governador Mauro Carlesse pela medida.
O governador Mauro Carlesse se mostrou preocupado com a qualidade da prestação do serviço de transporte escolar, principalmente com a integridade dos alunos. “O que vamos fazer é repassar mais recursos para esses gestores realizarem a manutenção dos veículos da frota escolar e garantir a segurança dos estudantes”, ressaltou.
Segundo informou a Secretaria de Comunicação do Estado, a secretária Adriana Aguiar explicou no encontro, que o Estado do Tocantins já está se organizando para o retorno de aulas presenciais, com a preparação das escolas e a vacinação dos professores. Segundo a gestora, a manutenção do transporte escolar é um processo importante nesse contexto. “Os municípios estão com a frota parada por um tempo considerável devido à pandemia e o Governo do Estado vai dar uma ajuda para manutenção desses veículos”, frisou.
A ATM explica que nos próximos dias será realizado um levantamento sistemático da realidade de cada município para programar o repasse dos recursos e garantir a manutenção dos veículos no momento do retorno das aulas presenciais no segundo semestre, inclusive com todo o acompanhamento da entidade municipalista. A secretária Adriana explicou, ainda, que será realizada uma parcela extra do convênio relacionado ao uso compartilhado do transporte escolar entre Estado e municípios.
À reunião estavam presentes o secretário-Executivo da ATM, Jailton Bezerra; o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes; e o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Sebastião Alburquerque. (Da assessoria de imprensa)