O novo presidente do PTB do Tocantins, o empresário Alex Kawano, terá o desafio de manter o partido que seu antecessor, o presidente da Assembleia, Antônio Andrade, conseguiu erguer em quase dois anos. E o desafio não será fácil.
De 4 para 10 prefeitos
Andrade pegou a legenda com 4 prefeitos e fez 10 em novembro do ano passado; 3 vice-prefeitos e elegeu 11; com 60 vereadores e agora entrega o PTB com quase 200 parlamentares. Fora isso, o ex-presidente regional conseguiu lançar 40 candidatos a prefeito e 700 a vereador nas últimas eleições municipais.
PTB organizado no Estado
Quando Andrade assumiu, o PTB do Tocantins não tinha nenhuma comissão organizada nos municípios. Agora são 90 cidades com a sigla toda regularizada. Apesar de já fora do comando petebista, às suas expensas, porque a legenda tem pouquíssimos recursos do fundo partidário, Andrade determinou ao contador que finalize todas as possíveis pendências para entregar o PTB com as contas totalmente em dia.
Esvaziado
Claro que, com a saída de Andrade, que deve migrar para PSL do governador Mauro Carlesse, o PTB deve perder quase todos os prefeitos e vices eleitos em novembro.
Fortíssimo pré-candidato à Câmara
Além disso, o partido ficará sem um forte candidato a deputado federal, o próprio Andrade, com apoios já consolidados na Assembleia e por todos os municípios.