O jornal O Estado de S.Paulo deste domingo, 27, destaca que o presidente Jair Bolsonaro intensificou nos últimos dias a troca de afagos com as polícias militares de todo o País, em um movimento político que, avalia o impresso paulista, “corrói a ascendência de governadores sobre as tropas e nutre planos de politizar as forças estaduais e de aumentar a presença delas no Congresso”.
Segundo o jornal, o pacote de bondades conta com isenção de IPI de automóveis, créditos imobiliários e promessa de uma nova lei orgânica da PM e da Polícia Civil para esvaziar o poder dos governadores sobre os contingentes estaduais.
O Estadão avalia que Bolsonaro busca garantir por todas as frentes o apoio dos policiais militares. No dia 9, fora da agenda, ressalta o jornal, Bolsonaro foi a um fórum com 44 entidades do setor que, entre outras atividades, buscou treinar agentes para a missão eleitoral. Além de mais um mandato para o presidente, o grupo pretende ao menos dobrar os 34 policiais e bombeiros militares eleitos em 2018 para cargos na Câmara, Senado, assembleias e governos estaduais.