O chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Filho, está se movimentando para disputar uma vaga de deputado estadual em 2022. Apesar de ter sido emedebista histórico, Hercy hoje está sem partido.
Ele ocupa cargo na pasta desde o governo Dilma Rousseff, quando chegou pelas mãos do então secretário executivo do ministério e ex-deputado federal do Tocantins, o saudoso Júnior Coimbra. Depois continuou no governo Michel Temer e se manteve na gestão Jair Bolsonaro.
Nas eleições de 2014, se colocou ao lado de Coimbra na disputa pelo comando do MDB com o grupo do ex-governador Marcelo Miranda, que venceu a parada.
Assim, Hercy, como Coimbra, deixou o partido. O hoje homem forte do Ministério do Turismo – ele já substituiu o ministro várias vezes ao longo desses anos – se filiou ao PTN, que hoje se chama Podemos, mas deixou a sigla ainda em 2018.
Advogado, Hercy foi prefeito de Dianópolis, chefe de gabinete do Detran-TO no segundo governo Marcelo Miranda (2007-2009) e presidente da Junta Comercial do Estado (Jucetins) no governo Carlos Gaguim (2009-2010).