As estratégias para a elaboração do Plano Plurianual da Capital (PPA 2022-2025) foi tema de reunião realizada nessa terça-feira, 3, com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), e dos secretários de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Thiago Marconi; de Governo, Rogério Ramos; de Comunicação, Ivonete Motta; de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jaber; de Transparência e Controle Interno, Vera Lúcia Isomura; Casa Civil, Agostinho Júnior; e do procurador geral, Mauro Ribas.
Participação da população de forma remota
Responsável pela elaboração do PPA, o Grupo Técnico de Trabalho da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano explicou as diretrizes do documento. Visando à participação popular e levando em conta o contexto pandêmico, as consultas públicas acontecerão de forma virtual, em setembro. A prefeitura irá disponibilizar formulário online e também um aplicativo a ser apresentado em agosto, onde será possível opinar sobre as prioridades de investimento público para os próximos quatro anos.
Desafiador reconstruir cidade no pós-pandemia
Cinthia Ribeiro exaltou a importância do documento para a implementação de políticas públicas. “A elaboração deste PPA é de uma responsabilidade muito grande, pois vivemos uma nova realidade, uma crise sanitária que impactou vários setores da sociedade. É desafiador reconstruir uma cidade no pós-pandemia. Neste contexto, mais do que nunca, queremos ouvir as demandas da sociedade,” destacou a prefeita.
Consolidação das propostas em outubro
Definidas as estratégias, o próximo passo será o início dos trabalhos técnicos, previsto para o dia 9 de agosto. Em seguida, já em setembro, devem acontecer as consultas públicas, e em outubro será realizada a consolidação das propostas. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplag) tem até o dia 30 de novembro para enviar o PPA à Câmara de Palmas.