A Prefeitura de Palmas lançou na quinta-feira, 2, o projeto Germinar e o Prêmio dos Profissionais da Educação. A solenidade aconteceu na escola de tempo integral (ETI) Almirante Tamandaré. “Trazem a marca da nossa gestão, inovadora, sustentável e com a participação da sociedade”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) sobre os projetos.
Prática agrícola e sensibilização ecológica
Conforme o Paço, o Germinar pretende levar a prática agrícola, a sensibilização ecológica e a produção de alimentos às unidades da rede de ensino. O projeto traz a produção de pão de queijo, cultivo de flores tropicais, piscicultura, criação de galinhas e implementação de pomares frutíferos. Além de reforçar a merenda escolar com alimentos frescos e produzidos com técnicas agroecológicas, a atividade será aproveitada como eixo pedagógico, adaptando as práticas à formação das crianças. As ETIs: Beatriz Rodrigues. Fidêncio Bogo, Aprígio Thomas de Matos e Lúcia Sales vão receber a iniciativa
Reconhecimento
Já o Prêmio Profissionais da Educação tem a finalidade de reconhecer o esforço de quem trabalha como mediadores do processo de ensino e aprendizagem, bem como compensar o esforço dos alunos no engajamento e aprendizagem, mesmo em meio à pandemia. Serão identificadas e incentivadas as ações educativas que contribuam de forma impactante e efetiva para a qualidade da educação, seja no exercício da atividade docente, quer no suporte, no incentivo e na defesa de boas práticas pedagógicas. Os bons desempenhos serão reconhecidos por meio de prêmios definidos por categorias.
Aprimoramento da prática pedagógica
Secretária da Educação, Cleizenir dos Santos avalia que os projetos têm potencial para contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica nas escolas. “São iniciativas necessárias e atuais. A educação ambiental, visando um meio ambiente sustentável aos nossos filhos, e o estímulo à busca pela excelência mesmo no cenário da pandemia, são realidades da educação palmense que vão ao encontro do futuro”, ressalta.