O Progressistas do Tocantins promoveu na segunda-feira, 13, um debate sobre a participação feminina na política. O evento foi liderado pela presidente do partido no Tocantins, a senadora Kátia Abreu. A programação contou com a participação da deputada federal Dorinha Seabra (DEM) e Celina Leão (PP-DF), da da diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Eliana Castro, e de Alex Monteiro, especialista em marketing digital.
Mulher não vota em mulher?
Durante o evento, Kátia Abreu questionou o voto feminino, visto que embora as mulheres sejam 53% do eleitorado, a representação delas ainda é baixa. “Mulher não vota em mulher? […] Isso precisa mudar”, decretou. A senadora seguiu ilustrando o caso. “A participação das mulheres em posições de liderança, seja na política, no empreendedorismo ou até mesmo nas relações exteriores precisa ser maior. Tenho o privilégio de ser a primeira mulher a assumir a CRE [Comissão de Relações Exteriores] do Senado. Assim que entrei solicitei ao chanceler Carlos França que as mulheres ocupem 30% dos postos-chave do Itamaraty no Exterior. Atualmente temos apenas 15%, metade da média mundial”, destacou.
Convidados
Na mesma linha, Dorinha Seabra defendeu investimentos em educação, na formação profissional e a busca por financiamentos e linhas de crédito para que as mulheres possam ter cada vez mais independência. Alex Monteiro destacou a liderança feminina no meio digital. O empreendedorismo feminino foi abordado por Eliana Castro, que falou do projeto “Força Mulher”, que capacita mulheres para o mercado de trabalho e está presente em mais de 100 municípios tocantinenses.
Participação
Com o tema “Mulheres Progressistas na Liderança”, o debate foi transmitido pelo Facebook da senadora Kátia Abreu e chegou a ter mais de 600 pessoas assistindo e participando simultaneamente, conforme a assessoria.
Confira a íntegra: