O Ministério da Saúde (MS) emitiu nota técnica nesta quinta-feira, 16, para recomendar a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. A orientação contradiz posicionamento anterior da pasta, que sugeria o início da imunização de pessoas menores de 18 anos justamente a partir de quarta-feira, 15. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), protestou no Twitter.
Benefícios da vacinação na faixa etária não estão claramente definidos
Entre argumentos para revisar a recomendação, o MS cita que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de da faixa etária, comórbidos ou não. Entretanto, a entidade apenas defendeu que a vacinação de menores de idade não é prioritária. Outro ponto levantado foi o de que houve uma melhora no quadro epidemiológico com a redução na média móvel de casos e óbitos – queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por Covid-19 nos últimos 60 dias.
É muita desorganização
Em publicação nas redes sociais, Cinthia Ribeiro lamentou a necessidade de constantes ajustes na programação, aliados a outors problemas como a escassez de vacinas.“Como assim? Ministério da Saúde ‘agora’ recomenda a não vacinarem os adolescentes sem comorbidades? É muita desorganização esse PNI [Programa Nacional de Imunizações]. Toda hora precisamos ajustar no meio do caminho ‘o que pode ou não pode’, sem contar os desafios de lidar com a falta de imunizantes. Tá osso!”, disparou a tucana.
Palmas, Araguaína e Gurupi
A Prefeitura de Palmas já abriu a vacinação para adolescentes sem comorbidades de 16 e 17 anos. Além da Capital, Gurupi e Araguaína também tinham expandido a imunização para menores de idade.
Confira a publicação: