O grupo Porto Seco Centro-Oeste e a Ecocidades assinaram na quinta-feira, 23, contrato que sinaliza o início das atividades do Terminal Multimodal de Gurupi (TMG). O documento se refere ao transporte ferroviário de minério de manganês, que será enviado ao Porto de Itaqui, no Maranhão, com destino à China e à Índia. O evento contou com a presença da prefeita Josi Nunes (PSL), e do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Tom Lyra.
Patamar grande de desenvolvimento
Diretor do Porto Seco- Centro Oeste, Everaldo Fiatkoski afirma que a expectativa é movimentar 12 mil toneladas por mês de minério de manganês, por um período de 5 anos, que é o prazo do contrato. O representante da Ecocidades, Alexandre Torres, destacou a satisfação pelo acordo. “Nossa empresa em Paranã tem a maior Guia de Utilização de manganês no Brasil, são 720 mil toneladas de direito de exploração por ano e essa organização logística nos coloca em um patamar muito grande de desenvolvimento, eficiência e rapidez para o escoamento do minério”, comentou.
Primeira operação prevista para novembro
A carga é proveniente de cidades próximas como Cavalcante, Niquelândia, São Valério, além da região Norte de Goiás e Sul do Tocantins. O carregamento é recebido no TMG pelo modal rodoviário. Após a formação de lotes são embarcados via férrea até o Porto de Itaqui (MA) por transportador contratado e indicado pela Ecocidades. Em média, em quatro dias a composição chega até ao Porto de Itaqui. A primeira operação está prevista para ser realizada em novembro deste ano com destino para China e Índia.