Apesar dos preços disparados especialistas apontam que existe uma oportunidade para novos cortes de carne bovina no mercado brasileiro. Diante dessa tendência, os empresários do setor acreditam que é possível apostar nesse nicho e aproveitá-lo ao máximo, principalmente nesse momento de forte retração do consumo.
Foi para ajuda-los nesse sentido, que a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizará consultoria voltada à capacitação de profissionais nos processos de cortes especiais de carne bovina, atendendo à procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente. As atividades deverão iniciar assim que as turmas estiverem formadas.
A apresentação do conteúdo da consultoria para representantes do Sindicado das Indústrias Frigoríficas do Tocantins e da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos) foi feita pela consultora do Senai Tocantins, Miriam Holanda, na tarde dessa terça-feira (28/09), na sede da Fieto em Palmas, durante reunião que contou com a participação da diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, do presidente da Atos, Agamenon Abreu Oliveira, do diretor da entidade, Expedito Gomes, e do presidente executivo do Sindicarnes, Gilson Cabral.
“Acho muito positiva essa iniciativa da Fieto porque vai agrega valor e traz para o mercado tocantinense, e também para o consumidor, novidades que só consumidores de centros maiores têm”, diz Gilson Cabral, presidente executivo do Sindicarnes. Segundo ele, por ser a indústria de processamento de carne o segmento mais forte da economia tocantinense, trata-se de um nicho de mercado (os cortes especiais de carne bovina) que está chegando agora no Tocantins, e que por isso é necessário, mais do que nunca, qualificar os trabalhadores do setor.
Já o presidente da Associação Tocantinense de Supermercados, Agamenon Abreu Oliveira, acredita que a consultoria beneficiará tanto o mercado quanto o consumidor. “Essa estratégia de ofertar cortes especiais de carne bovina deve ajudar aquecer as vendas do produto, há vários meses retraídas, melhorando o faturamento das empresas”, afirma o empresário.
“Se melhoramos e aperfeiçoamos os processos visando aumento da qualidade ganhamos em eficiência e eficácia”, destaca a diretora do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues, acrescentando que a consultoria sobre cortes especiais de carne bovina foi sugerida, e será realizada, depois de identificadas necessidades de melhorias no setor. (Da assessoria de imprensa)